Desembargador e Escritor Mafra Carbonieri é homenageado hoje (4/12) em evento dos Clubes de Leitura da Apamagis e da APL
Os Clubes de Leitura da Apamagis e da APL (Academia Paulista de Letras) promovem, nesta quinta-feira (4/12), às 18h30, na sede da APL, um evento especial em homenagem ao Desembargador aposentado e escritor Mafra Carbonieri, que em 2025 completou 90 anos. Haverá lançamento de livros e roda de conversa com o homenageado. Os interessados em participar devem confirmar presença pelo e-mail clubedeleitura9@gmail.com.
A abertura será feita pelo Ex-Presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, José Renato Nalini. Em seguida, haverá conversa com Mafra Carbonieri, com participação da Professora da USP Aurora Bernardini, e com a Juíza e Escritora Eliete de Fátima Guarnieri, que fez um texto sobre o escritor (leia abaixo).
Na ocasião também serão lançados os livros “O Velho e a Chuva”, romance de autoria de Mafra Carbonieri, e “Mafra Carbonieri – Estilista da Palavra”, organizado por Eliete Guarnieri. Nele, há textos do Presidente da Apamagis, Thiago Massad; dos Diretores Renato Siqueira (Financeiro) e Danielle Martins Cardoso (Cultura); dos Ex-Presidentes da Associação Jayme Martins de Oliveira Neto e Vanessa Mateus; e dos Magistrados Adriana Albergueti Albano, Carolina Nabarro, Davi Capelatto, Fernanda Gomes Camacho, Leonete Maria da Silva Decaroli, Marcos Pagan e Renata Manzini
A Academia Paulista de Letras fica no Largo do Arouche, 312, no Centro de São Paulo. Há estacionamento privado ao lado da APL.
Confira o texto de Eliete de Fátima Guarnieri:
Escritor Mafra Carbonieri
José Fernando Mafra Carbonieri, nascido em Botucatu, em 13 de abril de 1935, é um escritor latino-americano, brasileiro e paulista, como costuma dizer.
Filho de imigrantes italianos, Mafra cresceu na Rua Curuzu na qual havia cerca de 40 pianos cujos sons aguçaram seu interesse pela música e em aprender a tocar o instrumento. De infância pobre, o menino Mafra apaixonou-se pelos livros e pelas palavras e cedo começou a escrever seus primeiros textos literários. Estudou na Faculdade de Direito da ITE (Instituição Toledo de Ensino), em Bauru, e, ainda universitário, começou a dar aulas de literatura e língua portuguesa no Colégio São José, na Sociedade Civil de Educação “Guedes de Azevedo” e no Instituto de Educação “Ernesto Monte”. Foi o primeiro professor, no Brasil, a ministrar aulas em um plano de curso de literatura sobre Fernando Pessoa. Casou-se com a professora de francês e sociologia Sylvia Figueira Pinto, em 1962, com quem manteve, por longo período, uma página literária no Diário de Bauru. Foi advogado, promotor público, professor de Direito Penal, juiz e desembargador.
Mafra Carbonieri é um escritor completo, autor de poemas, contos, novelas e romances. Sua escrita é sofisticada, erudita, lapidada. Estilo naturalista com perfeito domínio da linguagem, tanto na prosa quanto na poesia. Recebeu vários prêmios nacionais e internacionais, como o da “Accademia Internazionale Castiglione di Sicilia”, “Marengo d´Oro (Sestri Levante) Genova”, Prêmio “Casa de Las Americas” de Cuba, Prêmio Redescoberta da Literatura Brasileira da Revista Cult, Governador do Estado (duas vezes) e Prêmio Paraná. Possui vários heterônimos (Miguel Carlos Malavolta Casadei, Paulo de Tarso Vaz Vendramini, Orso Cremonesi, Conrado Onório, Frei Eusébio do Amor Perfeito, Roque Rocha, Aldo Tarrento) que também são personagens de seus romances e contos. Em 15 de março de 2012, tomou posse na cadeira número 26 da Academia Paulista de Letras.
Sua primeira obra publicada foi o livro de poemas “O Canto Furtivo”, em 1970. Sua mais recente obra publicada foi o romance “O Motim na Ilha dos Sinos”, trilogia composta pelos livros “A Ilha”, “Os Ilhados” e “A Água dos Afogados”, na qual o escritor realizou seu desejo de escrever uma “Comédia Humana” pois se trata de uma grande obra literária naturalista que engloba os gêneros romance, conto e poesia.
Mafra também atua como jurado em vários concursos literários e como mediador nos encontros do Clube de Leitura da Academia Paulista de Letras.
Livros de Mafra Carbonieri
Poesia
1970: O Canto Furtivo;
1997: Cantoria de Conrado Honório;
1998: Modas de Aldo Tarrento;
2001: A Lira de Orso Cremonesi;
2013: Diálogos e sermões de Frei Eusébio do Amor Perfeito;
2021: Poesia Reunida, volumes I e II.
Literatura Infantil
1997: A Flauta Lógica, farsa 1;
1997: O Menino de Letras, farsa 2;
1998: Absurdo Mundo, farsa 3.
Contos, novelas e romances
1973: Os Gringos, novelas e contos;
1973: Arma e Bagagem, novelas e contos;
1977: Homem Esvaziando os Bolsos, novelas e contos;
1997: O Motim na Ilha dos Sinos, romance;
2020: Um Estudo em Branco e Preto, romance;
2022: O Abismo, volumes I e II, romance;
2024: O Motim na Ilha dos Sinos, romance — trilogia (A Ilha,
Os Ilhados e A Água dos Afogados);
2025: O velho e a chuva
Eliete de Fátima Guarnieri é Juíza de Direito, Escritora, membro da Academia Piracicabana de Letras e discípula de Mafra Carbonieri

Os Clubes de Leitura da Apamagis e da APL (Academia Paulista de Letras) promovem, nesta […]
A Academia de ginástica da sede social ficará fechada durante dois dias, para que os […]
Em virtude do feriado forense do Dia Justiça, na segunda-feira (8/12), sede administrativa e restaurante […]