Clube de Leitura define programação de 2026: primeiro livro será “O Nome da Rosa”, em 6/2

23 de janeiro de 2026

O livro “O Nome da Rosa”, escrito por Umberto Eco, e que foi levado ao cinema com Sean Connery no papel principal, abrirá a programação de 2026 do Clube de Leitura da Apamagis. O encontro será realizado on-line, no dia 6/2, às 19h, tendo como palestrante convidado o escritor, professor, editor e tradutor Rafael Bassi. A mediação será da Juíza Renata Manzini. Outras dez obras, de autores e estilos diferentes, compõem a temporada.

A atividade é realizada toda primeira terça-feira do mês, é sempre gratuita e aberta a todos os associados. Para participar, basta encaminhar nome e número de celular para o e-mail clubedeleitura@apamagis.org.br O Clube de Leitura da Apamagis tem apoio do Ipam (Instituto Paulista de Magistrados) e da APL (Academia Paulista de Letras).

“Ao fazer a programação, a gente sempre tenta contemplar os clássicos e os contemporâneos, e trazer também uma alternância racial e de gênero entre os autores”, afirma a Diretora do Departamento de Cultura, Danielle Martins Cardoso. As propostas costumam vir dos próprios participantes.

Em 2026, a programação inclui tanto o escritor Édouard Louis, de 33 anos, que é a sensação da literatura contemporânea francesa, quanto V. S. Naipaul, escritor britânico nascido em Trinidad e Tobago e vencedor do Prêmio Nobel em 2021. Inclui, ainda, nomes como a dama da literatura brasileira, Lygia Fagundes Telles, e o americano Herman Melville, autor de “Moby Dick”, que terá discutida a obra “Bartleby, o Escrivão”.

 

Descontração

“Os nossos encontros são animados”, diz Danielle Martins Cardoso, que costuma atuar como mediadora nesses eventos. Os participantes não precisam ter conhecimento prévio sobre literatura, mas é recomendada a leitura do livro que será debatido.

“Normalmente, o especialista da obra fala durante 30 a 40 minutos, pontuando os aspectos principais do livro, analisando a estrutura narrativa, a voz narrativa, a vida do autor, o contexto da obra, o enredo e as personagens”, explica Danielle Martins Cardoso.

Em seguida, é aberto o debate, no qual os participantes podem apresentar questionamentos e fazer comentários. “O encontro cresce muito em razão das perguntas e há um aprofundamento na discussão sobre obra. Os participantes também compartilham as emoções e sensações trazidas pelo livro”, diz a Diretora.

Confira a programação e clique nos links para saber mais sobre cada obra:

 

O NOME DA ROSA, de Umberto Eco

Dia 3 de Fevereiro, às 19h

 

ORAÇÃO PARA DESAPARECER, de Socorro Acioli

Dia 3 de Março, às 19h

 

MUDAR: MÉTODO, de Édouard Louis

Dia 7 de Abril, às 19h

 

MEIA VIDA, de V. S. Naipaul

Dia 5 de Maio, às 19h

 

A RIDÍCULA IDEIA DE NUNCA MAIS TE VER, de Rosa Montero

Dia 6 de Junho, às 19h

 

O ARROZ DE PALMA, de Francisco Azevedo

Dia 7 de Julho, às 19h

 

A DISTÂNCIA ENTRE NÓS, de Thrity Umrigar

Dia 4 de Agosto, às 19h

 

AS MENINAS, de Lygia Fagundes Telles

Dia 1º de Setembro, às 19h

 

BARTLEBY, O ESCRITURÁRIO, de Herman Melville

Dia 6 de Outubro, às 19h

 

O AVESSO DA PELE, de Jeferson Tenório

Dia 3 de Novembro, às 19h

 

SARGENTO GETÚLIO, de João Ubaldo Ribeiro

Dia 1º de Dezembro, às 19h

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • O livro “O Nome da Rosa”, escrito por Umberto Eco, e que foi levado ao […]

  • Thiago Massad participou, nesta quinta-feira (22/1), da cerimônia de posse do Advogado Paulo Cesar Salomão […]

  • A declaração do novo Presidente do TJSP, Francisco Loureiro, durante a Festa de Confraternização da […]

NOTÍCIAS RELACIONADAS