Clube de Leitura elege “O Deserto dos Tártaros” e “O Mercador de Veneza” para as próximas edições

2 de outubro de 2020

“O Deserto dos Tártaros”, de Dino Buzzati, e “O Mercador de Veneza”, de William Shakespeare, serão os próximos livros a entrarem no debate do Clube de Leitura da Apamagis. As obras serão, respectivamente, temas do encontro de 3/11, às 19h, e 1º/12, às 19h, este com participação da crítica literária Elizabeth Cardoso.

Na próxima terça-feira (6/10), às 19h, o encontro terá “Angústia”, de Graciliano Ramos como centro das discussões. O escritor Ricardo Ramos Filho, neto do autor, será o convidado especial. A edição online será mediada pela juíza Danielle Martins Cardoso. O Clube de Leitura é voltado a associados da Apamagis, e as inscrições podem ser feitas pelo clubedeleitura@apamagis.org.br.

Obra-prima do escritor italiano Dino Buzzati (1906-1972), “O Deserto dos Tártaros” conta a história do jovem tenente Giovanni Drogo, enviado para uma missão no forte Bastiani. Cheio de expectativa, o militar aguarda, junto com seus colegas de farda, o grande momento da batalha que poderá lhe trazer a glória. No entanto, a longa espera pelo inimigo que nunca chega leva o tenente a questionar a vida e seus valores.

O livro foi adaptado para o cinema em 1976, em um longa homônimo, dirigido por Valerio Zurlini e com trilha sonora de Ennio Morricone.

Já o clássico “O Mercador de Veneza” narra a história de um mercador cristão que, para ajudar um amigo que deseja se casar, toma empréstimo com o judeu Shylock e dá-lhe como garantia um pedaço da própria carne, pondo em risco a sua vida. Como a dívida não é paga, o agiota leva o caso para o tribunal.

O livro teve três adaptações para o cinema: “Der Kaufmann von Venedig”, produção húngara de 1923, dirigida por Peter Paul Felner; “Le Marchand de Venise” (1953), produção italiana dirigida por Pierre Billon, e “The Merchant of Venice” (2004), produção britânica com Michael Radford na direção, e Al Pacino e Joseph Fiennes encabeçando o elenco. Para leitura, a crítica literária Elizabeth Cardoso sugere a edição de “O Mercador de Veneza” traduzida por Bárbara Heliodora.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Em parceria com a Apamagis, o PPA – Programa de Preparação à Aposentadoria – “Novos […]

  • O livro “O Nome da Rosa”, escrito por Umberto Eco, e que foi levado ao […]

  • Thiago Massad participou, nesta quinta-feira (22/1), da cerimônia de posse do Advogado Paulo Cesar Salomão […]

NOTÍCIAS RELACIONADAS