Clube de Leitura reúne catedrático português e escritora Maria Adelaide Amaral para discutir “Os Maias”, de Eça de Queirós
Professor catedrático da Universidade de Coimbra e um dos maiores especialistas da obra de Eça de Queirós, Carlos Reis irá falar sobre a obra “Os Maias”, do autor português, no próximo Clube de Leitura, em 5/10, às 19h. Associados já podem se inscrever para o encontro online pelo e-mail clubedeleitura@apamagis.org.br. O evento tem apoio da AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros).
O convidado terá a companhia especial da escritora portuguesa Maria Adelaide Amaral, que adaptou o mesmo livro para a minissérie homônima exibida pela Globo, em 2001.
Aliás, partiu da própria Maria Adelaide Amaral a iniciativa de participar do encontro de outubro do Clube de Leitura da Apamagis. Convidada da edição de setembro para falar de sua obra “Aos Meus Amigos”, a escritora não se conteve ao saber que Carlos Reis estaria no evento dos magistrados. “Faço questão de participar. O Carlos Reis é o máximo! Ele é um grande queirosiano”, disse Maria Adelaide Amaral.
Os dois, portanto, terão muito a falar não só do autor, mas dessa obra-prima de Eça de Queirós (1845-1900), que fala sobre três gerações da família Maia no final do século 19. Além das questões amorosas e familiares, surgem como pano de fundo a política e a sociedade portuguesas.
Afonso da Maia, rico e nobre, reside no Ramalhete em Lisboa com a mulher Maria Eduarda, e o casal tem Pedro da Maia como filho. A contragosto do pai, ele acaba se casando com a filha de um traficante de escravos. Eles terão um casal de filhos, Carlos da Maia e Maria Eduarda, cujas vidas terão rumos inusitados.
Carlos da Maia, o mais jovem dessa terceira geração é quem ocupará o Ramalhete, rodeado da intelectualidade lisboeta, levando ao palacete valores e ideais da burguesia daquela época.
Na TV, “Os Maias” contou com Walmor Chagas, no papel de Afonso da Maia; Leonardo Vieira, como Pedro da Maia; e Fábio Assunção, como Carlos da Mais. No elenco ainda estiveram Simone Spoladore e Ana Paula Arósio. A direção é de Luiz Fernando Carvalho, que dirigiu produções como a novela “O Rei do Gado” e as minisséries “Suburbia”, “Capitu” e “Alexandre e Outros Heróis”.
Professor Carlos Reis
Carlos Reis é professor catedrático jubilado da Universidade de Coimbra, sendo especialista em Estudos Narrativos e em Literatura Portuguesa dos séculos 19 e 20, sobretudo no domínio dos estudos queirosianos. Autor de mais de 30 livros (último em data de publicação: “Dicionário de Estudos Narrativos”, 2018), ensinou em universidades da Europa, dos Estados Unidos e do Brasil. Dirige a Edição Crítica das Obras de Eça de Queirós e coordenou a História Crítica da Literatura Portuguesa. Foi diretor da Biblioteca Nacional, reitor da Universidade Aberta e presidente da Associação Internacional de Lusitanistas e da European Association of Distance Teaching Universities. Recebeu os prémios Jacinto do Prado Coelho (1996), Eduardo Lourenço (2019) e Vergílio Ferreira (2020).
Maria Adelaide Amaral
Nascida na cidade do Porto, em Portugal, e radicada no Brasil, Maria Adelaide Amaral deixou o Jornalismo para se dedicar à dramaturgia. Sua estreia como autora de teatro foi em 1974, com a peça “Resistência”, inspirada no corte de funcionários de uma empresa em São Paulo. É autora de mais de 14 obras para o teatro.
Seu primeiro romance, “Luísa – Quase uma História de Amor”, lançado em meados dos anos 1980, lhe garantiu o prêmio Jabuti de 1986.
A escritora começou a escrever para a televisão na Globo, em 1990, como colaboradora de Cassiano Gabus Mendes na novela “Meu Bem, Meu Mal”. Seu primeiro trabalho como autora principal foi o remake da novela “Anjo Mau”, também de Gabus Mendes. É autora de minisséries históricas de sucesso na Globo, como “A Muralha”, “A Casa das Sete Mulheres” e “JK”.
Próximo encontro
A próxima edição do Clube de Leitura da Apamagis, marcada para o dia 3/11 (quarta-feira), às 19h, terá como tema “O Coronel Chabert”, de Honoré de Balzac. A convidada será a escritora Vivian Schlesinger. As inscrições já estão abertas pelo clubedeleitura@apamagis.org.br
O livro “O Nome da Rosa”, escrito por Umberto Eco, e que foi levado ao […]
Presidente da Apamagis prestigia posse do Advogado Paulo Cesar Salomão como membro efetivo do TRE-RJ
Thiago Massad participou, nesta quinta-feira (22/1), da cerimônia de posse do Advogado Paulo Cesar Salomão […]
A declaração do novo Presidente do TJSP, Francisco Loureiro, durante a Festa de Confraternização da […]