Intercâmbio cultural: AMB e Ejef trocam experiências de projetos literários
Nesta segunda-feira (14), a Secretaria Cultural da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) realizou, por videoconferência, a 10ª reunião com o objetivo de discutir as principais ações para 2022. Entre os destaques, o superintendente da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), Thiago Pinto (TJ-MG), apresentou, durante o encontro, projetos culturais desenvolvidos pela entidade a fim de promover um intercâmbio cultural com a AMB.
O desembargador comentou sobre o Projeto Vozes Poéticas de Minas. Trata-se de uma iniciativa da Ejef, em parceria com a Academia Mineira de Letras, com o objetivo de transformar textos de poetas mineiros em podcast.
“O diferencial nosso está sendo justamente este corte transversal cultural de buscar na sociedade, nas relações humanas, aquilo que possa tornar e embasar a formação de juízes”, explicou o desembargador Tiago Pinto, ao ressaltar que tem sido inquestionável o sucesso da ideia.
“Caminhos e Contos – a Ressocialização pela Palavra” é um outro projeto da instituição, que dá voz a um grupo de recuperandas do regime fechado. “Por esse projeto, elas contam histórias e depois contam a própria história. São relatos de ressignificação da vida”, destacou o magistrado.
“A presença do desembargador Tiago na nossa reunião foi um grande presente. Ao lado dele, trocamos experiências, estreitamos laços e presenciamos mais uma oportunidade de colocar num mesmo espaço de reflexão e de ações o Direito e a Cultura. São áreas que, ao contrário do que muitos pensam, dialogam frequentemente”, afirmou o vice-presidente de Cultura e Tecnologia da AMB, Thiago Brandão de Almeida.
Ao longo da reunião, os participantes também discutiram a edição do Livro Direito e Literatura da AMB e o II Prêmio Nacional de Literatura para Magistrados, lançado em setembro do ano passado. Cabe destacar que este concurso conta com mais de 100 inscritos e contempla os gêneros de poesia, crônica, conto e depoimento.
Sobre o Clube de Leitura, os magistrados debateram a respeito do cronograma das obras a serem trabalhadas ao longo do ano. No próximo dia 23, às 18h30, o grupo analisará a obra literária russa – Ady Macbeth do Distrito de Mtzensk, de Nikolai Leskov.
Participaram também da reunião: Kéops de Vasconcelos Amaral V. Pires (secretário Cultural); Julianne Freire Marques (secretária-geral), Silvia Maria Mata Machado Baccarini (membro) e Antônio Clementin (produtor cultural).
Fonte: AMB
A declaração do novo Presidente do TJSP, Francisco Loureiro, durante a Festa de Confraternização da […]
O Coral Associação Paulista de Magistrados volta às atividades no próximo dia 4/2, embalado pelo […]
O Tribunal de Justiça de São Paulo realizou, nesta quarta-feira (7/1), a posse administrativa dos […]