Nota de repúdio contra ataques a magistrados pelas redes sociais
A Associação Paulista de Magistrados vem a público, mais uma vez, reiterar seu posicionamento crítico com relação ao uso inapropriado das redes sociais para discussão de uma decisão judicial. O local para tal manifestação deve ser sempre o processo, sob pena de só uma das partes dar sua versão dos fatos.
Ao recorrer a este “púlpito” para rebater os fundamentos de uma decisão judicial, a defesa de um réu, condenado, não somente presta um desserviço como demonstra desconhecimento sobre o complexo concurso a que se submetem futuros juízes prestes a ingressar na Magistratura. Todos passam por um processo extremamente rigoroso, envolvendo efetivo conhecimento do Direito e sólida capacidade psicológica que, no final, os capacitam para judicar, em qualquer tempo e lugar.
A Apamagis considera inadmissíveis e lamentáveis ataques contra magistrados por conta do exercício da judicatura, voltado essencialmente à sociedade, que deve conhecer como funciona o Judiciário em sua essência e como atua o magistrado.
Inverdades e desinformações. Essas, sim, causam um ambiente de insegurança jurídica, o que é extremamente prejudicial para garantir o acesso à Justiça, assegurar o Estado Democrático de Direito e fortalecer o Judiciário, a quem a sociedade recorre em busca de soluções judiciais. Justas, diga-se.
Vanessa Mateus, presidente da Apamagis
O Tribunal de Justiça de São Paulo realizou, nesta quarta-feira (7/1), a posse administrativa dos […]
Nove cidades do interior e uma do litoral foram percorridas pelo Presidente Thiago Massad e […]
Na última instalação de sua gestão, Presidente do TJ entrega fórum novo, Vara e UPJ em Caraguatatuba
O Presidente do TJSP, Fernando Antonio Torres Garcia, conduziu, nesta segunda-feira (15/12), a última cerimônia […]