Apamagis lamenta a morte do Advogado e ex-Juiz do TRE-RJ Sergio Bermudes
A Associação Paulista de Magistrados lamenta o falecimento do advogado Sergio Bermudes, ocorrido nesta segunda-feira (27/10), no Rio de Janeiro. Morto aos 79 anos, o Jurista nascido em Cachoeiro do Itapemirim (ES) deixa um legado de referência no Direito, seja como Advogado, como Professor universitário ou por sua contribuição ao Judiciário.
Entre as causas emblemáticas que atuou, destaca-se a movida por Clarice Herzog, viúva do jornalista Vladimir Herzog, levando a uma decisão histórica da Justiça Federal, que reconheceu a responsabilidade do Estado pela morte do jornalista por causas não naturais, ocorrida durante o regime militar.
Sérgio Bermudes também foi, durante dois anos, Juiz do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro. Além disso, participou de bancas examinadoras de concursos de ingresso na Magistratura.
Na carreira acadêmica, destacou-se como titular da cadeira de Direito Processual Civil da Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio (PUC-RJ), posto assumido em 1978. Em 1985, integrou a comissão de processualistas responsável por fazer a revisão do Código de Processo Civil.
Um dos maiores processualistas do país, fundou o escritório Bermudes Advogados, em 1969. Hoje, a banca tem unidades em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte. O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil decretou luto de três dias em sinal de respeito e de reconhecimento por sua contribuição à Advocacia.
Nesta terça-feira (28/10), às 13h, haverá missa de corpo presente na Igreja de Nossa Senhora da Candelária, à Praça Pio X, s/nº, no Centro do Rio de Janeiro.

A Associação Paulista de Magistrados lamenta o falecimento do advogado Sergio Bermudes, ocorrido nesta segunda-feira […]
A 2ª Vice da Apamagis, Laura de Mattos Almeida, e o 1º Vice, Desembargador Walter […]
O Tribunal de Justiça de São Paulo instalou, nesta quinta-feira (23/10), no Foro Regional de […]