Boletim Apamagis 29/3/2022
O Boletim Apamagis é enviado via WhatsApp e foi estruturado de modo a manter os associados sempre informados sobre as notícias e fatos mais relevantes do universo associativo e jurídico, de São Paulo e do Brasil.
Apamagis
Clube de Leitura de abril analisa livro “Depois de Tudo tem Uma Vírgula”, de Elizabeth Cardoso
O Departamento Cultural da Apamagis realiza, na próxima terça-feira (5/4), às 19h, mais uma edição do Clube de Leitura. No encontro, transmitido pela plataforma Zoom, será debatido o livro “Depois de Tudo tem Uma Vírgula”, da escritora Elizabeth Cardoso.
AMB
Presidente da AMB é homenageada pelo TSE por notáveis serviços prestados à Justiça Eleitoral
A presidente da AMB, Renata Gil, está entre as 28 personalidades homenageadas por notáveis serviços prestados à Justiça Eleitoral, nos últimos dois. A magistrada recebeu a comenda da Ordem do Mérito do TSE Assis Brasil, nesta segunda-feira (28), em cerimônia na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
TJSP
Cejusc de Marília retoma projeto de fomento à cultura de paz no ambiente escolar
O Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Comarca de Marília retomou as atividades do projeto “Implantando a Cultura da Pacificação: uma abordagem interdisciplinar”, após dois anos de suspensão das atividades presenciais em decorrência da pandemia da Covid-19. A iniciativa, em parceria com a Universidade de Marília (Unimar), é voltada para alunos da rede municipal de ensino. Desde 23 de fevereiro, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professor Nelson Gabaldi, que já recebeu o projeto em 2018, abriga as atividades novamente. O programa segue na Emef até dezembro, quando a Secretaria Municipal da Educação de Marília indicará a próxima escola a receber a iniciativa.
STF
STF restabelece composição do Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura
Por unanimidade, o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), na sessão virtual encerrada em 25/3, julgou inconstitucionais trechos do Decreto 9.831/2019, editado pelo presidência da República, Jair Bolsonaro, que alteravam a composição do Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura (MNPCT). O decreto remanejava os 11 cargos de perito do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos para o Ministério da Economia, exonerava os ocupantes do órgão na época e determinava que a participação no Mecanismo fosse considerada “prestação de serviço público relevante, não remunerada”.
STJ
O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Conselho da Justiça Federal (CJF), ministro Humberto Martins, afirmou nesta segunda-feira (28) que a chamada PEC da Relevância – aprovada pelo Senado Federal – vai permitir ao Tribunal da Cidadania concentrar esforços nas grandes questões nacionais, que demandam a busca pela uniformização de entendimentos como meio de promoção da segurança jurídica no Brasil.
Alesp
Comissão de Relações Internacionais da Alesp debate situação de refugiados ucranianos em São Paulo
A Comissão de Relações Internacionais da Assembleia Legislativa de São Paulo debateu, nesta terça-feira (29), a situação dos refugiados da Ucrânia no Estado. Os primeiros grupos de ucranianos fugidos da guerra começaram a chegar há poucas semanas no Brasil e se dividiram, principalmente, entre os Estados de São Paulo e do Paraná.
O Tribunal de Justiça de São Paulo implementou em todas as Regiões Administrativas Judiciárias do […]
O Tribunal de Justiça de São Paulo tem dois novos Desembargadores: José Ernesto de Souza […]
O Presidente Thiago Massad; a 2ª Vice-Presidente, Laura de Mattos Almeida; o Diretor-Adjunto de Secretaria […]