Clube de Leitura da Apamagis festeja sete anos de atividade com encontro presencial na sede social
A Apamagis comemorou, no sábado (27/9), o aniversário de sete anos de criação do Clube de Leitura, com um café da manhã, às 9h30, para associados, na sede social. Em seguida, às 11h, houve um encontro com o escritor Ricardo Lísias mediado pelo escritor Rafael Bassi, que no período da tarde promoveu uma aula aberta sobre escrita criativa. “Esta é uma data muito significativa para a Associação e seus associados”, afirma a Juíza Danielle Martins Cardoso, Diretora do Departamento Cultural da Apamagis.
Criado em agosto de 2018, o Clube de Leitura já discutiu — em reuniões presenciais ou virtuais — dezenas de livros. Eclético, acolheu como palestrantes os mais diversos professores e escritores representativos de variadas escolas literárias: de “Vestido de Noiva”, de Nelson Rodrigues, e “Os Sofrimentos do Jovem Werther”, de Johann Wolfgang von Goethe, a “O filho de mil homens”, de Valter Hugo Mãe, e “A Mulher Desiludida”, de Simone de Beauvoir.
O encontro com Ricardo Lísias, Doutor em Literatura Brasileira pela USP e autor de obras como “Uma dor perfeita”, “Cobertor de estrelas” e “Delegado Tobias”, entre outros, abordou o conceito de autoficção, composta pela estreita ligação entre ficção e realidade, os traços e problemas da literatura contemporânea e a relação — algumas vezes polêmica — dos leitores com o autor e sua obra.
Na parte da tarde, Rafael Bassi, Doutor em História pela Unicamp e Letras pela PUC-RS, e autor de “O homem que gostava dos russos & outros contos”, “O dia em que enganamos a morte” e “A escrita da história e o rei”, entre outros, ministrou uma aula de escrita criativa.
Encontros relevantes
“Nosso Clube de Leitura nasceu tímido, mas muito afetivo, com encontros de elevada qualidade. Não imaginávamos que, após sete anos, cresceríamos tanto, reunindo vários juízes não apenas da Capital, mas também do Interior, com mais de cem integrantes em grupo de WhatsApp”, diz Danielle Martins Cardoso.
Uma das pioneiras do Clube, ela frisa o fato de ter não apenas reunido associados, palestrantes e escritores em torno de obras de relevância da literatura universal, mas de expandir seu universo de interesses: “Conseguimos desenvolver atividades culturais como o ‘Clube da Ópera’ e ‘Oficinas de Escrita Criativa’, sem contar outras atividades, como o ‘Coral da Apamagis’. Este ano, a partir deste grupo, fizemos uma visita guiada, com aula, ao Masp”.
Ela mesma autora de livros, Danielle Martins Cardoso, avalia que o Clube de Leitura já esteja consolidado como um centro para a formação e desenvolvimento de novos escritores, entre magistrados e magistradas, e preparado para novos desafios. “Estamos no caminho da boa consolidação da escrita, com muitos juízes publicando boas obras. Também estamos consolidando os demais clubes, como o da Música e o MasterClass, com aulas de piano e recitais”, conclui.
O início das comemorações de aniversário do Clube de Leitura começou no dia 26/9 — também na Sede Social —, com o lançamento simultâneo de três livros de contos escritos por juízas associadas. Participaram como mediadora Danielle Martins Cardoso, com seu recém-lançado livro “Barro”; Carolina Nabarro, apresentando “Sobre a Vida e Outros Pesos”; e Eliete de Fátima Guarnieri, com a obra “Quando o Coração Sangra”.
3° Prêmio #Rompa TJSP/Apamagis: conheça os projetos que concorrem na categoria Magistrada/Magistrado
O Prêmio #Rompa TJSP/Apamagis, que reconhece práticas de combate à violência de gênero, chega à sua […]
O Desembargador Walter Barone, 1º Vice-Presidente da Apamagis, é o novo presidente da União Internacional […]
O Prêmio #Rompa TJSP/Apamagis chega à sua terceira edição em 2025 com recorde de inscritos. Foram […]