Em Brasília, Thiago Massad acompanha posse de Conselheiro do CNJ e votação do PL 5582/2025 na Câmara

19 de novembro de 2025

O Presidente Thiago Massad esteve nesta terça (18/11) em Brasília, onde acompanhou a posse do novo Conselheiro do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) Silvio Amorim Junior e, em seguida, a votação do PL 5582/2025, que cria o marco legal do combate ao crime organizado.

Na Cãmara dos Deputados, Thiago Massad dialogou com os Deputados Guilherme Derrite (PP-SP), Hildo Rocha (MDB-MA), Soraya Santos (PL-RJ), Moses Rodrigues (União-CE) e Delegado da Cunha (PP-SP). O PL 5582/2025 foi aprovado com 370 votos a favor do substitutivo do relator, 100 votos contrários e três abstenções. O texto agora segue para o Senado, onde deve ser analisado nos próximos dias.

No CNJ, o Procurador Regional da República Silvio Amorim Junior tomou posse do posto até então ocupado pelo Conselheiro Pablo Coutinho Barreto, que integrou o colegiado nos últimos dois anos, na vaga destinada à representação do Ministério Público da União (MPU). Thiago Massad, que é também Assessor da Presidência da AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros), esteve na cerimônia ao lado da Diretoria da Associação nacional.

A cerimônia foi conduzida pelo Presidente do CNJ e do STF (Supremo Tribunal Federal), Edson Fachin, que afirmou ser de grande valia ao Conselho a bagagem profissional e pessoal do novo integrante. Em seu discurso, dirigindo-se ao Ministro Edson Fachin, afirmou: “A sua condução, como presidente do Supremo Tribunal Federal e deste colegiado, terá em mim um entusiasta, um amigo e alguém sempre pronto a defender as suas pautas, porque são as pautas da Justiça. São as pautas que nos aproximam do nosso povo”

Nascido no Amazonas, o novo Conselheiro integra o Ministério Público Federal desde fevereiro de 2002, onde é Procurador Regional da República, com atuação no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), desde abril de 2014. Silvio Amorim Junior foi Conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) nos biênios 2017/2019 e 2019/2021, onde também ocupou vaga de Secretário-Geral, entre 2016 e 2017, e Coordenador-Geral da Corregedoria Nacional do Ministério Público, em 2022.  Além disso, é mestre e especialista em Direito Constitucional com publicações no campo da teoria do Direito, argumentação jurídica, Direito Constitucional e improbidade administrativa.

*Com informações do CNJ e da Agência Câmara Notícias

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • O Presidente Thiago Massad esteve nesta terça (18/11) em Brasília, onde acompanhou a posse do […]

  • A sede administrativa e o restaurante da Apamagis (à Rua Tabatinguera, 140, sobreloja, Sé), estarão […]

  • As Coordenadoras da Secretaria Apamagis Mulher Ana Carolina Della Latta Belmudes, Tatiana Moreira Lima (1ª […]

NOTÍCIAS RELACIONADAS