Ex-procuradora de Justiça do MP, Cristina Di Giaimo Caboclo é empossada desembargadora no TJSP

11 de agosto de 2024

Após 33 anos dedicados ao trabalho no Ministério Público, Cristina Di Giaimo Caboclo acaba de se tornar a mais nova desembargadora do Tribunal de Justiça de São Paulo. A solenidade de sua posse, realizada no último dia 8/8, foi conduzida pelo presidente do TJSP, Fernando Antonio Torres Garcia, e reuniu representantes do CSM (Conselho Superior da Magistratura), magistrados e integrantes de instituições. A 2ª vice-presidente da Apamagis, Laura de Mattos Almeida, representou a Associação em nome do presidente, Thiago Massad.

A nova desembargadora assumiu o posto pelo critério do Quinto Constitucional – Classe Ministério Público, após ser escolhida pelo governador Tarcísio de Freitas em lista tríplice encaminhada pelo Órgão Especial.

“O Tribunal de Justiça completa 150 anos e recebe, hoje, um presente do Ministério Público. É com muito orgulho que Vossa Excelência passa a fazer parte dos 360 desembargadores desta Corte. Seja muito bem-vinda. Sei que não é fácil despir a beca, mas desejo que a senhora vista a toga com muita honra e sei que saberá, dia a dia, dignificar cada vez mais não apenas a toga, mas também esta instituição”, disse o presidente do TJSP. Ele também frisou sua admiração pelo MP-SP, dizendo ser esta uma instituição irmã.

“A sabedoria e tirocínio que inculcaram sua magnífica trajetória no Ministério Público atrairão votos certeiros, sensíveis, decisões fecundas, meditações graves de magistrada do mais alto senso jurídico”, disse antes o desembargador Geraldo Luís Wohlers Silveira, orador em nome do TJSP.

Na sequência, o procurador-geral de Justiça, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa, falou sobre a tristeza dele e de colegas do MP por perder uma de suas melhores procuradoras de Justiça, e também sobre a alegria em vê-la assumir o cargo de desembargadora. “À minha amiga Cristina, eu gostaria de dizer que falo aqui não somente em caráter pessoal. Trago um abraço afetuoso de promotores, promotoras, procuradoras, procuradores, servidores e servidoras da instituição na qual só deixou amigos. O Ministério Público sempre será sua casa. Eu posso garantir ao povo paulista que honrará a toga, da mesma forma que honrou a beca que ostentou por quase 33 anos de atuação impecável”, disse.

A desembargadora Cristina Di Giaimo Caboclo agradeceu a todos que a apoiaram durante a carreira e reiterou o compromisso com a nova função. “Tenho a felicidade de ingressar neste Egrégio Tribunal em seu aniversário de 150 anos, certa de que sua honra e respeitabilidade são a prova viva da dignidade de seu passado e da seriedade de seu presente, e motor da esperança de um futuro menos conflituoso para todos nós. Prometo honrar esta Corte de Justiça e retribuir a confiança em mim depositada com trabalho, retidão e real interesse pela efetiva solução e prevenção dos litígios”, concluiu.

Cristina Di Giaimo Caboclo recebeu do presidente do TJSP o Colar do Mérito Judiciário, que foi colocado com ajuda da filha da nova desembargadora. Paulistana, a empossada formou-se na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), turma de 1990, e ingressou no Ministério Público no ano seguinte, como promotora de Justiça substituta da 45ª Circunscrição Judiciária (CJ), com sede em Mogi das Cruzes. Em 2017, foi promovida a procuradora da Justiça. Entre 2019 e 2024, atuou na 3ª Procuradoria de Justiça de Interesses Difusos e Coletivos.

Participaram da cerimônia, também, os integrantes do CSM, desembargadores Artur Cesar Beretta da Silveira (vice-presidente), Ricardo Cintra Torres de Carvalho (presidente da Seção de Direito Público), Heraldo de Oliveira Silva (presidente da Seção de Direito Privado) e Adalberto José Queiroz Telles de Camargo Aranha Filho (presidente da Seção de Direito Criminal); presidentes do TJSP em biênios anteriores, desembargadores Ricardo Mair Anafe (2022/2023), Paulo Dimas Debellis Mascaretti (2016/2017) e José Renato Nalini (2014/2015), atual secretário-executivo de Mudanças Climáticas do Município de São Paulo; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), desembargador Silmar Fernandes; o presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo (TJMSP), desembargador militar Enio Luiz Rossetto; a desembargadora federal Consuelo Yoshida, representando o presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3); o diretor da Escola Paulista da Magistratura (EPM), desembargador Gilson Delgado Miranda; o ouvidor do TJSP, desembargador Afonso de Barros Faro Júnior; o presidente do Conselho de Administração da Magiscred, desembargador Ademir de Carvalho Benedito; o subprocurador-geral de Justiça de Políticas Cíveis e de Tutela Coletiva, Roberto Barbosa Alves; a vice-corregedora-geral do MPSP, Liliana Mercadante Mortari, representando o corregedor-geral; o secretário do Conselho Superior do MPSP, Arthur Lemos Júnior; a defensora pública-geral do Estado de São Paulo, Luciana Jordão da Motta Armiliato de Carvalho; a conselheira do Conselho Superior do MPSP Cláudia Maria Beré; o diretor de Patrimônio da Associação Paulista do Ministério Público (APMP), Ruymar de Lima Nucci, representando o presidente; a diretora do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional da Escola Superior do Ministério Público, Tatiana Viggiani Bicudo; o presidente da Comissão Processante Permanente do MPSP, Paulo Juricic; o secretário municipal de Justiça, Fernando José da Costa, representando o prefeito de São Paulo; a presidente da Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica de São Paulo (ABMCJ), Fabiana Dal’Mas Paes; o conselheiro seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Alexandre Luis Mendonça Rollo, representando a presidente da OAB SP; a vice-presidente da Associação dos Advogados de São Paulo (AASP), Renata Castello Branco Mariz de Oliveira, representando o presidente; o chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP, coronel PM Miguel Elias Daffara, representado o comandante-geral da PM; o chefe da Assessoria Policial Civil do TJSP, delegado de Polícia Tiago Antonio Salvador, representando o delegado-geral; além de desembargadores, juízes, advogados, integrantes do Ministério Público e da Defensoria Pública, representantes de instituições civis e militares, servidores da Justiça, amigos e familiares da empossada.

*Com informações do TJSP

Para ver mais fotos da posse da desembargadora no TJSP no Flickr da Apamagis, clique aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • A Resolução nº 525 do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), que dispõe sobre ação afirmativa […]

  • A Apamagis está oferecendo 15 bolsas referentes a uma ajuda de custo de 300 euros […]

  • O presidente Thiago Massad, da Apamagis, acompanhou o presidente Fernando Antonio Torres Garcia, do Tribunal […]

NOTÍCIAS RELACIONADAS