Fórum de Araras passa a contar com 2ª Vara Criminal e com UPJ para demandas de três Varas Cíveis
A Comarca de Araras ganhou, nesta sexta-feira (30/5), a sua 2ª Vara Criminal e a Unidade de Processamento Judicial (UPJ), voltada às demandas das 1ª a 3ª Varas Cíveis. As novas unidades judiciais foram instaladas em cerimônia conduzida pelo Presidente do TJSP, Fernando Antonio Torres Garcia, no Fórum Desembargador Manoel Carlos da Costa Leite. A Apamagis foi representada pelo Diretor de Comunicação, Paulo Rogério Bonini, e pelo Diretor-Adjunto do Departamento Jurídico, Matheus Romero, que também é o Juiz Corregedor da nova UPJ. A 2ª Vara Criminal tem como titular a Juíza Bruna Mendes Ferreira.
O Diretor do Fórum, Lucas Eduardo Steinle Camargo, foi o primeiro a discursar. O Juiz agradeceu “a Deus pela graça de estar participando desse momento histórico” para a cidade, justamente na semana em que completava 15 anos de Magistratura. “O momento é memorável não apenas pela ampliação e sofisticação jurisdicional, mas também pelo fortalecimento do compromisso da Magistratura Bandeirante com a celeridade e eficiência dos serviços prestados à sociedade ararense”, completou.

Representando a Presidência da Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo, o Conselheiro Max Fernando Pavanello salientou a feliz coincidência de as instalações serem realizadas no dia em que a 50ª Subseção da OAB – Araras completa seu cinquentenário. “A instalação de mais essa Vara era um pleito da Advocacia e Vossa Excelência [Fernando Torres Garcia] está dando um presente para a Advocacia ao instalar essa Vara exatamente na data de hoje. Uma grata coincidência.”

Em nome do Ministério Público e representando o Procurador-Geral de Justiça, o Promotor Público Cassiano Gil Zancolli falou também como cidadão ararense, ao enfatizar o contentamento por ter instalada a Vara Criminal, desejada na cidade. “Nos tempos modernos sabemos que precisamos, com princípio da ponderação, conseguir dar vazão à demanda da sociedade e nosso tempo é exíguo. A criação de mais uma Vara Criminal garantirá aos Magistrados o tempo necessário para que os lidadores do Direito de fato alcancem o ideal de justiça. O tempo é necessário para que os Magistrados, assoberbados pelo número de processos, consigam se debruçar sobre o caso concreto.”

Ao saudar o Judiciário, o Deputado Estadual Alex Madureira também destacou as pessoas que trabalharam para a concretização dessa Vara, citando nominalmente o presidente do TJSP, no biênio 22/23, Ricardo Mair Anafe, e os Magistrados que assessoram a Presidência do Tribunal. “É muito bom ver o momento que o Estado de São Paulo está vivendo. Uma convergência, porque todos nós temos o mesmo interesse em trabalharmos pela população. Cada um dentro de sua prerrogativa constitucional”, disse ele, referindo-se à relação harmoniosa entre os Poderes constituídos.

O Prefeito de Araras, Irineu Norival Marreto, cumprimentou “todos os envolvidos nessa causa”. “Essa Vara trará mais celeridade nos processos e, em Araras, uma cidade de progresso, de porte médio, mas com os problemas de cidade grande. […] Que a justiça seja o elo forte de proteção aos indivíduos.”
Ao encerrar a solenidade, o Presidente Fernando Antonio Torres Garcia agradeceu a Moção de Congratulações que recebeu da municipalidade e destacou a relação institucional entre os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. “No Estado de São Paulo os três chefes de Poder vivem com absoluta independência, no entanto, com extrema harmonia. Tanto eu, como o Presidente da Assembleia Legislativa, Deputado André do Prado, e o Governador Tarcísio [de Freitas] conversamos constantemente e pensamos naquilo que é bom para o brasileiro de São Paulo.”

Ele destacou o trabalho dos servidores do Poder Judiciário nas pessoas da Coordenadora da UPJ – 1ª a 3ª Varas Cíveis, Erika Juliana Rocha, e da Supervisora do Ofício Criminal, Giovana Renata Pappesso; explicou o funcionamento das UPJs e a importância da nova unidade criminal. Também ressaltou, em seu discurso, a parceria constante com a Apamagis.
Participaram da cerimônia o Desembargador Irineu Carlos de Oliveira Prado; o Juiz Substituto em 2º grau, Marcelo Ielo Amaro; o Juiz Assessor da Presidência (Gabinete Civil), Rodrigo Nogueira; o Diretor do Fórum de Limeira, Mario Sérgio Menezes; a Juíza da 2ª Vara Criminal da Comarca de Araras, Bruna Mendes Ferreira; a Coordenadora da UPJ – 1ª a 3ª Varas Cíveis, Erika Juliana Rocha; o Presidente da Câmara Municipal, Rodrigo Soares; a Defensora Pública, Coordenadora Auxiliar da Unidade Rio Claro, Andrea de Almeida Rossler, representando a Defensora Pública-geral do Estado de São Paulo; o Presidente da 50ª Subseção da OAB – Araras, Abílio Sérgio Stival; a Supervisora do Ofício Criminal, Giovana Renata Pappesso; o Chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP, Coronel PM Marco Antonio Pimentel Pires; a Comandante da 2ª CIA do 36º BPM/I, Capitão PM Tarcila Miranda dos Santos; o Delegado Seccional de Polícia de Limeira, Antonio Luís Tuckumantel, representando o Delegado-Geral; os Delegados de Polícia Evelyn Kafa Loiola Domiate, Leonardo Burger, Luís Henrique Lima Pereira e Tabajara Zuliani dos Santos; o Comandante da Guarda Municipal de Araras, Inspetor Barbosa; Magistrados, integrantes do Ministério Público, da Defensoria Pública, da Advocacia, secretários municipais, vereadores, civis, militares, servidores da Justiça e cidadãos ararenses.
*Com informações do TJSP
O Tribunal de Justiça de São Paulo tem dois novos Desembargadores: José Ernesto de Souza […]
O Presidente Thiago Massad; a 2ª Vice-Presidente, Laura de Mattos Almeida; o Diretor-Adjunto de Secretaria […]
Presente à cerimônia de posse da nova Diretoria da Ajufem (Associação dos Juízes Federais da […]

