Novo livro da ministra Regina Helena Costa traz interpretação crítica do CTN à luz da Constituição
A Editora Forense acaba de lançar o livro Código Tributário Nacional Comentado em sua Moldura Constitucional, da ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Regina Helena Costa, no qual a autora apresenta uma visão didática e, ao mesmo tempo, crítica do CTN, apontando suas inconsistências em relação à Constituição Federal.
Nessa interpretação do CTN sob o enfoque constitucional, enriquecida com referências da doutrina e da jurisprudência, a magistrada – que integra a Primeira Turma e a Primeira Seção do STJ, especializadas em direito público – analisa as regras estruturantes do sistema tributário nacional, as espécies tributárias e as normas gerais do direito tributário, cujo caráter nacional vincula todos os entes federativos.
Ministra do STJ desde 2013, Regina Helena Costa é autora de diversos livros e publicações sobre direito tributário. Livre-docente nessa disciplina, leciona nos cursos de graduação e pós-graduação em direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
Fonte: STJ
Presidente do TJSP debate produtividade, tecnologia e o futuro da Justiça paulista em evento do IASP
O Presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Francisco Eduardo Loureiro, apresentou na reunião-almoço […]
O portal de notícias jurídicas JuriNews publicou, em 31/7, matéria sobre a cerimônia de posse […]
A Defensoria Pública do Estado de São Paulo comemorou, nesta quarta-feira (28/1), os 20 anos […]