Ivana David, juíza substituta em 2º grau, é a convidada da edição desta quarta-feira (28/7) da série “Casos Midiáticos: Sistema de Justiça X Imprensa”
Destinado a estreitar os laços com a mídia ao explorar as nuances que envolvem os trabalhos da Justiça e da Imprensa em casos de ampla repercussão, o projeto de lives “Casos Midiáticos: Sistema de Justiça X Imprensa”, desta quarta-feira (28/7), recebe a juíza substituta em 2º grau, Ivana David. Além de presença constante no noticiário sobre assuntos diversos, a magistrada também ficou no foco da mídia ao julgar casos emblemáticos, como o do líder do PCC (Primeiro Comando da Capital), Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola, e o de Suzane von Richthofen, que confessou o assassinato dos próprios pais em 2002.
A série, que teve início na última semana de junho, é transmitida ao vivo no Instagram da Apamagis (@apamagisoficial), às quartas-feiras, sempre às 18h. Todos os episódios podem ser revistos no próprio Instagram e no canal da Apamagis no Youtube.
A condução das entrevistas fica a cargo da idealizadora do projeto, a diretora de Imprensa da Apamagis e juíza do TJSP, Carolina Nabarro, que também é graduada em jornalismo pela PUC-SP, e foi responsável por inúmeras palestras para juízes em escolas da Magistratura, além de aulas para jornalistas sobre noções básicas de Direito.
Integrante da 4ª Câmara de Direito Criminal, Ivana David leciona Direito Digital no Insper e compõe a equipe do Programa Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro do Ministério da Justiça. Ingressou na magistratura em 1990. Atualmente, integra a Coordenadoria Criminal e de Execuções Criminais do Tribunal de Justiça e ministra palestras sobre Crime Organizado e Organização Criminosa, Direito Digital, Lei de Execução Penal, e aspectos da Bioética, Autuação da Polícia Judiciária, Reforma no Sistema de Segurança Pública e Justiça Criminal – Desmilitarização, Ciclo Completo e Unificação das Polícias Civis e Militares, Prevenção e Combate ao Tráfico de Drogas e Homicídio e Roubo Seguido de Morte – latrocínio e Homicídio por Conflitividade Intrafamiliar, dentre outros temas.
Sobre o projeto
A série “Casos Midiáticos: Justiça X Imprensa” é mais uma iniciativa da Apamagis com o propósito de estreitar a relação do Poder Judiciário com a Imprensa. A ideia é proporcionar melhor compreensão sobre termos inerentes ao universo jurídico, garantias da Magistratura e diferença entre os prazos da Justiça e da mídia. Além desta série, a Apamagis também lançou recentemente a cartilha “Judiciário e Mídia: guia básico para jornalistas” e contratou o Ipespe (Instituto de Pesquisas Políticas Sociais e Econômicas) para a realização da pesquisa JUSBarômetro, que já teve os primeiros resultados apresentados no mês de maio. Clique aqui para acessar a pesquisa na íntegra.
Reeleito com recorde de votos, Thiago Massad assumiu nesta quinta-feira (29/1), em cerimônia de posse […]
Em parceria com a Apamagis, o PPA – Programa de Preparação à Aposentadoria – “Novos […]
O livro “O Nome da Rosa”, escrito por Umberto Eco, e que foi levado ao […]
