Juízes do Concurso 191 conhecem a Apamagis; Thiago Massad destaca a importância do associativismo

29 de julho de 2025

A Apamagis, por meio de sua Diretoria, se apresentou nesta segunda-feira (28/7) aos Juízes aprovados no Concurso 191 de Ingresso na Magistratura que participam do Curso de Formação Inicial na EPM (Escola Paulista da Magistratura). A abertura do encontro foi feita pelo Presidente Thiago Massad, da Associação, e a mediação do evento, pela 2ª Vice-Presidente, Laura de Mattos Almeida.

Estiveram presentes representantes da AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros), Magiscred, Afpesp (Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo) e Fundação da Fraternidade Judiciária. Também compareceram o Diretor-Adjunto de Secretaria da Apamagis José Fabiano Camboim e Tobias Guimarães Ferreira, Assessor da Presidência para assuntos dos juízes substitutos.

Antes deste evento, no dia 23/8, os egressos do Concurso 191 foram recepcionados pela Diretoria na sede administrativa da Apamagis. A posse dos 117 Juízes Substitutos foi realizada no TJSP no dia 21/7. evento no qual a 2ª Vice, Laura de Mattos Almeida, representou a Associação.

 

Na EPM, Thiago Massad saudou os novos Juízes, fez um breve histórico da Apamagis desde seus primórdios, em 1953, e falou de sua importância não apenas pela defesa das prerrogativas, mas também por sua atuação beneficente. Frisou ainda não existir associativismo sem gestão compartilhada e em unidade com o TJSP.

“Além de ser um porto seguro da Magistratura, nossa atividade política se tornou muito forte, importante, porque o mundo mudou muito […] A Magistratura sofre ataques constantes. Se não tivermos uma estrutura muito boa, não conseguimos dar conta da situação”, afirmou.

Atuação estadual e federal

O Presidente ressaltou, entre outros fatores, a atuação da Apamagis junto à Alesp e ao Governo do Estado. Em Brasília, sempre presente no Congresso e nas sessões do Conselho Nacional de Justiça em parceria com a AMB, foram várias as campanhas travadas e vencidas pela Apamagis. Entre elas, a que evitou em 2024 os impactos negativos da PEC 45/2024 para a Magistratura e as demais carreiras de Estado; ou na luta da Associação em 2021, em defesa do serviço público no âmbito da PEC 32/20, que alterava dispositivos constitucionais e modificava a organização pública administrativa direta e indireta dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

Em sintonia com o Presidente, abordando a pressão exercida pelos ataques à Magistratura — muitas vezes desfechados injustamente por alguns setores da mídia —, Paulo Bonini, Diretor de Comunicação, destacou a importância de a Associação possuir uma Assessoria de Comunicação que realiza “interlocução relevante” como intermediária com a imprensa na defesa de Juízes e Juízas, quando necessário.

Voltando o olhar para questões internas, Thiago Massad falou sobre a situação administrativo-financeira da Associação, que há várias gestões mantém como prática auditorias externas de suas contas: “Estamos com uma solidez muito boa. Nossa tendência é ficar cada vez mais fortes e, para isso, precisamos de vocês [novos Juízes]”.

Neste sentido, o Presidente informou os novos Juízes sobre a sequência de reformulações administrativas e físicas aplicadas na sede social e na colônia de Campos de Jordão da Apamagis. Thiago Massad enfatizou ainda uma análise comparativa e a aprovação do atual plano de saúde, que atende a 6.200 associados. Esclareceu questões sobre a CCH (Caixa de Assistência Complementar Médica e Hospitalar) e sobre o Fundo de Emergência.

Outro aspecto abordado com os novos Juízes relacionou-se à importância que a Apamagis confere à atualização dos Magistrados no que tange ao conhecimento e domínio das novas tecnologias digitais e suas ferramentas — em especial, atualmente, a IA. Para tanto, o Presidente citou o protagonismo da Secretaria de Inteligência Artificial materializada na série de cursos abordando a “IA aplicada ao Direito” ministrados em todo o Estado.

Falaram em nome da AMB a Juíza Vanessa Mateus, Coordenadora da Justiça Estadual, e o Desembargador Edson Aparecido Brandão, Diretor de Segurança da entidade. Eles explicaram o funcionamento da AMB e sua fundamental parceria com a Apamagis em nível nacional.

Apamagis Mulher

Ana Carolina Della Latta Belmudes, Juíza e Coordenadora da Secretaria Apamagis Mulher, externou sua visão da carreira com uma perspectiva de gênero e o trabalho com ações direcionadas para as associadas, com foco na carreira, e um viés social voltado para mulheres em situação de extrema vulnerabilidade.

Coube à Juíza Danielle Martins Cardoso, Diretora do Departamento de Cultura, falar sobre a preocupação em estimular a realização de atividades culturais entre os Magistrados como forma de “equilibrar corpo e mente”. Neste sentido, apontou atividades realizadas pelo Departamento, como ioga, pilates, visitas a exposições, espetáculos de teatro, entre outras. E destacou o sucesso do Clube de Leitura, que há sete anos reúne associados para ler e discutir um livro mensalmente. Os novos Juízes também ficaram a par das atividades musicais, esportivas e campeonatos promovidos pela Associação.

Os Juízes também foram apresentados aos Desembargadores Luís Paulo Aliende Ribeiro, Presidente da Diretoria-Executiva da cooperativa financeira Magiscred; Artur Marques da Silva Filho, que discorreu sobre as atividades da Afpesp; e Walter de Almeida Guilherme, Presidente da Fundação da Fraternidade Judiciária, que auxilia os funcionários do TJSP em situação de vulnerabilidade.

Fechando as intervenções, Thiago Massad deu destaque mais uma vez ao fortalecimento da Associação, à importância da solidariedade e à união de todos os Juízes e Desembargadores — sejam eles associados ou não — nas campanhas em prol da Magistratura. Ponderou ainda sobre a relação direta das conquistas da carreira com o número dos associados. Por fim, convidou os novos juízes a se juntar à Associação e ressaltou a força do associativismo.

“A Apamagis e seus 3.379 associados é uma força em todo o país. Somos um corpo de vozes. Quanto mais força de vozes tivermos, mais força teremos em âmbito estadual e nacional.  Contem conosco”, afirmou o Presidente. O evento foi encerrado com a projeção de um vídeo sobre a história da Apamagis em seus mais de 70 anos, sua vocação para a defesa da carreira e o compromisso da Associação pela garantia da relevância da Magistratura paulista.

Clique aqui para ver mais fotos do evento no Flickr da Apamagis

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Excepcionalmente no próximo domingo (14/12), a sede social da Apamagis estará fechada, para realização da […]

  • O Presidente Thiago Massad prestigiou, nesta segunda-feira (8/12), no Tribunal de Justiça do Rio de […]

  • O Tribunal de Justiça de São Paulo implementou em todas as Regiões Administrativas Judiciárias do […]

NOTÍCIAS RELACIONADAS