Livro com propostas de associados da Apamagis pauta entrevista de professor do Cedes, ao Estadão
O ex-economista chefe da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) e professor do Centro de Estudos de Direito Econômico e Social (Cedes), Roberto Luís Troster, concedeu uma entrevista ao jornal O Estado de S.Paulo na qual falou sobre o artigo escrito por ele que abre o livro “O Direito como instrumento de Política Econômica“. A publicação reúne artigos de 36 alunos, entre eles associados da Apamagis e foi lançado na última sexta-feira na sede social da Associação. Além de Troster, a obra tem como coautoras a diretora de Imprensa da Apamagis, Carolina Munhoz Rossi, e a diretora Cultural, Valéria Lagrasta.
Na entrevista, Roberto Luís Troester contou que o livro leva o mesmo nome da disciplina ministrada por ele no Cedes durante este último semestre. O artigo de sua autoria que abre a publicação teve como tema Política Bancária, já os demais trabalhos abordaram política agrária, tributação entre outros temas.
O professor disse que, no geral, o livro traz ideias para mudar a sociedade e melhorar o Brasil. O principal requisito para os trabalhos seria a realização de uma proposta de política econômica, por meio da mudança de uma lei ou regra. A maior parte dos artigos foram sobre questões de como melhorar a eficiência judiciária e como evitar a judicialização.
Troster ressaltou que a maioria dos alunos do curso era formada por juízes, dentre eles vários associados e a presidente da Apamagis, Vanessa Mateus, que escreveu um artigo sobre a migração da aposentadoria dos magistrados para o teto do INSS.
Com 40 artigos no livro, o professor afirmou que essas propostas precisam se tornar conhecidas da sociedade e da classe política. Para ele, se ao menos uma delas for implantada, vamos tornar o Brasil melhor.
Leia a íntegra da entrevista aqui.
Os Clubes de Leitura da Apamagis e da APL (Academia Paulista de Letras) promovem, nesta […]
A Academia de ginástica da sede social ficará fechada durante dois dias, para que os […]
Em virtude do feriado forense do Dia Justiça, na segunda-feira (8/12), sede administrativa e restaurante […]