“O Deserto dos Tártaros”, de Dino Buzzati, é tema do Clube de Leitura de novembro
O Clube de Leitura da Apamagis coloca em debate, no dia 3/11, às 19h, a obra do italiano Dino Buzzati (1906-1972), “O Deserto dos Tártaros”. Desta vez, o encontro não terá convidado.
A edição será realizada virtualmente, com mediação da magistrada Danielle Martins Cardoso. O evento é voltado a associados da Apamagis e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail clubedeleitura@apamagis.org.br.
No livro, Giovanni Drogo é um jovem militar recém-promovido a tenente, enviado a um forte no meio do deserto, a fim de conter o esperado ataque de um exército inimigo.
Tudo o que ele mais deseja é viver seus momentos de glória, como vencedor da batalha. No entanto, os combatentes nunca chegam para o confronto.
Nessa espera arrastada, os militares vivem uma rígida rotina, buscando estarem prontos para o evento que finalmente dará sentido às suas vidas.
O livro foi escrito em 1939, quando Dino Buzzati foi viver em Adis Abeba, na Etiópia, trabalhando como correspondente do jornal “Corriere”. A obra foi um divisor de águas na carreira do escritor e jornalista.
“O Deserto dos Tártaros” foi levado ao cinema em 1976, em uma produção dirigida por Valerio Zurlini, com trilha sonora de Ennio Morricone.
A produção levou os troféus de melhor filme e direção do prémio David di Donatello, conferido pela Academia Italiana de Cinema, uma espécie de Oscar do cinema italiano. O ator Giuliano Gemma ganhou um prêmio especial por sua atuação como o personagem Mattis.
Em parceria com a Apamagis, o PPA – Programa de Preparação à Aposentadoria – “Novos […]
O livro “O Nome da Rosa”, escrito por Umberto Eco, e que foi levado ao […]
Presidente da Apamagis prestigia posse do Advogado Paulo Cesar Salomão como membro efetivo do TRE-RJ
Thiago Massad participou, nesta quinta-feira (22/1), da cerimônia de posse do Advogado Paulo Cesar Salomão […]