Presidente da AMB é homenageada pelo TSE por notáveis serviços prestados à Justiça Eleitoral
A presidente da AMB, Renata Gil, está entre as 28 personalidades homenageadas por notáveis serviços prestados à Justiça Eleitoral, nos últimos dois. A magistrada recebeu a comenda da Ordem do Mérito do TSE Assis Brasil, nesta segunda-feira (28), em cerimônia na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
“Renata foi uma parceira de todas as horas do TSE, ajudando na confecção e na montagem dos telões onde divulgamos os resultados eleitorais e nos ajudou na recepção aos observadores internacionais, nas eleições de 2020. Ela também tem sido um símbolo importante na busca por igualdade plena entre homens e mulheres e na extraordinária luta que ela conduz contra a violência de gênero e a bem-sucedida campanha Sinal Vermelho, da qual o TSE também participou. Eu gosto de dizer para a Renata que a história da AMB vai ser dividida em antes e depois da sua gestão”, enfatizou o ministro Luís Roberto Barroso, que nomeou e entregou a comenda a todos os homenageados.
Renata Gil foi uma das 21 personalidades – incluindo médicos, infectologistas, sanitaristas, jornalistas, deputado, atriz, biólogo, professora e economista – que se tornaram comendadoras e comendadores da ordem. Os ministros Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), Mauro Campbell Marques e Benedito Gonçalves, ambos do Superior Tribunal de Justiça (STJ), e o ministro Carlos Horbach, do TSE, receberam a Grã-Cruz da ordem. Já os ministros Raul Araújo Filho e Paulo de Tarso Sanseverino, do STJ, e a ministra do TSE Maria Cláudia Bucchianeri foram condecorados no grau Grande Oficial da medalha.
Os homenageados foram enaltecidos pelo atual presidente do TSE e chanceler da Ordem do Mérito, ministro Edson Fachin.
“Enaltecemos essas pessoas que, convertendo a realidade em compromisso, fizeram-se transformadores e sujeitos endereçados ao engajamento da cidadania, à participação democrática, ao respeito à diferença e ao diálogo, como exigência fundamental da própria existência humana”, ressaltou.
Medalha Assis Brasil
Criada em 2015, a Ordem do Mérito do TSE traz o nome do advogado, político e estadista brasileiro Joaquim Francisco de Assis Brasil. Ele foi um dos grandes pensadores e mentores da Justiça Eleitoral no país.
Além de homenagear juristas eminentes e outras personalidades civis e militares, nacionais e estrangeiras, por sua atuação em favor da Justiça Eleitoral e do Direito, a medalha também tem como objetivo condecorar pessoas que tenham prestado notáveis serviços à Justiça Eleitoral.
Também tem a finalidade de enaltecer quem, de qualquer modo, tenha contribuído para o engrandecimento – interna ou externamente – do país, da Justiça Eleitoral ou de qualquer ramo do Poder Judiciário, do Ministério Público ou da Advocacia, constituindo exemplos para a coletividade.
O Tribunal de Justiça de São Paulo implementou em todas as Regiões Administrativas Judiciárias do […]
O Tribunal de Justiça de São Paulo tem dois novos Desembargadores: José Ernesto de Souza […]
O Presidente Thiago Massad; a 2ª Vice-Presidente, Laura de Mattos Almeida; o Diretor-Adjunto de Secretaria […]