Sede da 37ª Circunscrição Judiciária, Andradina ganha 4ª Vara e Unidade de Processamento Judicial

20 de outubro de 2025

O Tribunal de Justiça instalou, na quinta-feira (16/10), a 4ª Vara e a Unidade de Processamento Judicial (UPJ) da Comarca de Andradina, que é sede da 37ª Circunscrição Judiciária. O Presidente da Corte, Fernando Antonio Torres Garcia, conduziu a solenidade de inauguração das unidades, realizada no Fórum Homero Rodrigues Silva. Prestigiaram o evento o Presidente da Apamagis, Thiago Massad, e Antonio Fernando Sanches Batagelo, Diretor-Adjunto do Departamento de Vencimentos da Associação e Diretor da 2ª RAJ -Araçatuba.

Primeiro a se pronunciar, o Diretor do Fórum de Andradina, Paulo Victor Alvares Gonçalves, destacou os desafios do Judiciário diante do crescimento da demanda e da necessidade de modernização: “Apenas com a adoção de medidas modernizadoras, como a instalação da presente Unidade de Processamento Judicial, é que o Poder Judiciário conseguirá atender aos anseios da sociedade no tempo que ela deseja”, disse.

Representando o Presidente da OAB-SP, o presidente da Subseção de Andradina da OAB, Gustavo Costa Soares Corazza, ressaltou o caráter histórico da instalação e afirmou que a criação da 4ª Vara representa uma conquista institucional alinhada às necessidades locais.

A Promotora Rúbia Prado Motizuki representou o Procurador-Geral de Justiça e falou em nome do Ministério Público. “As conquistas do Tribunal também são as conquistas do Ministério Público, porque ganhamos a oportunidade de trabalhar melhor e de forma mais combativa e mais atuante”, disse.

Cidadão andradinense

Durante a cerimônia, o Presidente do TJSP, Fernando Antonio Torres Garcia, recebeu o título de Cidadão Honorário Andradinense, entregue pela Vice-Presidente da Câmara Municipal de Andradina, Eloá Pessoa da Silva Harada Teixeira, então representando o Presidente do Legislativo municipal.

Já os Desembargadores Paulo Magalhães da Costa Coelho e Nelson Paschoal Biazzi Júnior, Coordenadores da 37ª Circunscrição Judiciária, receberam o título de Cidadão Andradinense.

O prefeito de Andradina, Mário Celso Lopes, relembrou sua trajetória ligada ao fórum local, na época em que advogou, e destacou a responsabilidade do serviço público no atendimento à população. Disse sentir orgulho da história construída e enfatizou o compromisso coletivo com a boa gestão. “Todos têm que fazer acontecer, porque no final do dia todos nós somos servidores públicos e estamos aqui para trabalhar para o cidadão”, afirmou.

O Presidente Fernando Antonio Torres Garcia encerrou a cerimônia ressaltando o significado da expansão da estrutura judiciária no interior. “Já era prestado um bom serviço na comarca, como foi reconhecido aqui, nos discursos, mas será ainda melhor. Tenho absoluta certeza de que a população será acolhida e com muito mais qualidade e eficiência”, concluiu.

Antes da solenidade, o presidente visitou o imóvel onde funciona o Anexo da Violência Doméstica e Familiar de Andradina, onde conversou com a coordenadora, Soraya Ahmad Ali, integrantes da equipe técnica e servidores que trabalham no local. Na chegada ao fórum, o desembargador também conheceu as instalações da UPJ, apresentadas pelo Coordenador José Wilson da Silva Souza, e outros espaços do prédio.

Também participaram da solenidade o Coordenador da 37ª Circunscrição Judiciária, Paulo Magalhães da Costa Coelho; o Coordenador-Adjunto, Nelson Paschoal Biazzi Júnior; o Juiz Substituto em 2º Grau Emerson Sumariva Junior; a Diretora do Fórum da Justiça do Trabalho em Andradina, Rosana Nubiato Leão; os Juízes assessores do Gabinete Civil da Presidência Paula Fernanda de Vasconcelos Navarro e Rodrigo Nogueira; o Diretor do Fórum de Birigui, Eric Douglas Soares Gomes; o Juiz Titular da 4ª Vara de Andradina, Marcos Vinicius Krause Bierhalz; o Corregedor da UPJ, Mateus Moreira Siketo; o Comandante do CPI 10, Coronel PM Marcos Rogério Lemes; o Comandante do 28º BPM/I, Coronel PM Adriano Jesus de Andrade; o Delegado do Deinter 10, Mauro Gabriel, representando o Delegado-Geral; o Delegado de Polícia de Andradina, Carlos Sérgio Franco Falsiroli, representando o Delegado Seccional; o Presidente da Câmara Municipal de Murutinga do Sul, Vanderlei Ferreira; o Vereador Severino Marcos, representando o presidente da Câmara Municipal de Castilho; o Vice-Prefeito de Andradina, Lucas Furlan Lopes; os Vereadores de Andradina Kleberson Batista dos Santos, Marcel Luiz Cruz Calestini, Rodarte da Silva dos Anjos e Silas Carlos de Oliveira; integrantes da Magistratura, Ministério Público, Defensoria Pública, Advocacia, servidores da Justiça e jurisdicionados.

*Com informações do TJSP

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • A EPM (Escola Paulista da Magistratura), a Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ) do Tribunal […]

  • O Tribunal de Justiça instalou, na quinta-feira (16/10), a 4ª Vara e a Unidade de […]

  • O Instituto do Legislativo Paulista (ILP) realizou nesta quarta-feira (15/10), com colaboração da Apamagis, o […]

NOTÍCIAS RELACIONADAS