Site Consultor Juridico aborda pesquisa JUSBarômetro e destaca que violência doméstica preocupa mais que emprego e renda

27 de setembro de 2021

O site Conjur publicou na última terça-feira (21/9) reportagem sobre a segunda edição da pesquisa JUSBarômetro, encomendada pela Apamagis e realizada pelo Ipespe (Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas), sobre a percepção feminina do Estado de SP a respeito da violência contra a mulher. A publicação citou praticamente todos os números da pesquisa, dando destaque para o dado que mostra que para 69% das entrevistadas a violência dentro de casa é o tema que mais preocupa, muito à frente dos 17% que citaram emprego e renda.

A reportagem também mostrou que para 88% a violência contra a mulher aumentou nos últimos anos, e que 52% afirmaram ter tomado conhecimento nos últimos 12 meses de mulheres próximas que foram vítima de insulto, humilhações e xingamentos.

Na reportagem, a presidente da Apamagis, Vanessa Mateus, falou sobre a gravidade das agressões verbais, que funcionam como uma espécie de aviso sobre algo pior que esta por vir. “A violência psicológica, por si só, não pode ser tolerada, sob nenhuma hipótese. Sabemos que é um dos sinais de que a mulher pode ser vítima do feminicídio. Antes da morte, a mulher normalmente é submetida a outros atos de agressões, tais como ameaças, injúrias, violência psicológica, vias de fato, lesões corporais”, aletou.

O motivo pelo qual muitas mulheres deixam de denunciar seus agressores também foi comentado no texto. Segundo a pesquisa, 73% das entrevistadas elegeram o medo como principal causa, seguido de vergonha e receio de se expor. “O fato de as vítimas se sentirem desprotegidas para recorrer a órgãos oficiais demonstra que ainda há muito por fazer, mas revela também que ações implementadas não têm sido divulgadas efetivamente. Torna-se relevante ao Judiciário melhorar a comunicação com a sociedade e, dessa forma, informar os projetos empreendidos no combate à violência contra a mulher”, afirmou Vanessa Mateus.

A reportagem do Conjur ainda comentou sobre a sessão solene que marcou a assinatura do termo de adesão da Assembleia Legislativa de São Paulo e do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC), da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paualo (Facesp) à campanha Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica. O evento marcou também o lançamento da segunda edição da pesquisa JUSBarômetro.

Leia a reportagem na íntegra aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • O Tribunal de Justiça de São Paulo implementou em todas as Regiões Administrativas Judiciárias do […]

  • O Tribunal de Justiça de São Paulo tem dois novos Desembargadores: José Ernesto de Souza […]

  • O Presidente Thiago Massad; a 2ª Vice-Presidente, Laura de Mattos Almeida; o Diretor-Adjunto de Secretaria […]

NOTÍCIAS RELACIONADAS