Vanessa Mateus e Thiago Massad esclarecem PL da Lei de Custas a deputados da Alesp
A presidente da Apamagis, Vanessa Mateus, e o 2º vice-presidente, Thiago Massad, dedicaram a tarde desta terça-feira (16/5) ao trabalho de conscientização de deputados estaduais acerca dos benefícios que o Projeto de Lei 752/21, que reforma a lei paulista sobre custas judiciais, pode trazer ao orçamento estadual.
Originado no Tribunal de Justiça de São Paulo e em tramitação na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), o PL tem por objetivo aumentar a arrecadação com as custas judiciais, elevando a taxa judiciária de 1% para 1,5%.

André do Prado (PL), presidente da Alesp | Foto: Bárbara Garcia

Deputada Carla Morando (PSDB) | Foto: Bárbara Garcia

Deputado Emídio de Souza (PT) | Foto: Bárbara Garcia
Do total de gastos gerados por um único processo, apenas 13% são cobertos pelas custas judiciais. Os 87% restantes são oriundos do orçamento do Estado, ou seja, de toda a população pagadora de impostos.
O que o PL proposto pelo TJSP e defendido pela Apamagis busca fazer é aumentar a fonte de arrecadação do próprio Poder Judiciário, promovendo maior independência do Estado e distribuindo, portanto, os custos entre os usuários efetivos.

Deputado Dr. Elton (PSC) | Foto: Bárbara Garcia

Tomé Abduch (Republicanos) | Foto: Bárbara Garcia
A principal preocupação dos deputados foi se a mudança oneraria a população mais pobre. As lideranças associativas esclareceram que o projeto, na verdade, beneficia quem mais precisa da justiça, em razão da gratuidade.

Deputado Ricardo Silva (PSC) | Foto: Bárbara Garcia

Deputado Enio Tatto (PT) | Foto: Bárbara Garcia
Vanessa Mateus e Thiago Massad foram recebidos pelos deputados Emídio de Souza (PT); Tomé Abduch (Republicanos); Dr. Elton (líder do PSC); Carla Morando (PSDB); Rafael Silva (PSC), Vinícius Camarinha (líder do PSDB); Enio Tatto (PT – líder da minoria); e pelo presidente André do Prado (PL).
O Instituto do Legislativo Paulista (ILP) realizou nesta quarta-feira (15/10), com colaboração da Apamagis, o […]
As eleições do Tribunal de Justiça de São Paulo serão realizadas no dia 12/11, com […] 3° Prêmio #Rompa TJSP/Apamagis: conheça os projetos que concorrem na categoria Magistrada/Magistrado
O Prêmio #Rompa TJSP/Apamagis, que reconhece práticas de combate à violência de gênero, chega à sua […]