Nota de repúdio à reportagem do UOL desta 5ª feira (17/6)

17 de junho de 2021

A Associação Paulista de Magistrados (Apamagis) vem a público, uma vez mais, corrigir equívocos veiculados em matérias relativas ao Poder Judiciário, especificamente na reportagem “CNJ abre processo contra 83 juízes do TJ-SP por baixa produtividade”, publicada no portal UOL, nesta quinta-feira (17/6).

A reportagem presta um desserviço à sociedade ao insinuar que um simples pedido de informações do CNJ sobre a produtividade do Poder Judiciário paulista corresponda a um “processo” contra juízes e desembargadores.

É importante realçar que nenhum dos juízes citados está sendo processado. Os termos precisam ser adequada e responsavelmente utilizados, a fim de não macular a imagem das pessoas. Justamente por isso, ouvir a parte contrária é fundamental, em reportagem que trata da dignidade profissional de pessoas honradas.

O Judiciário brasileiro é, naturalmente, acompanhado pelo CNJ, instituição cuja missão é o aperfeiçoamento do Sistema de Justiça. Essa dinâmica somente é possível a partir do amplo e respeitoso diálogo – etapa em que se encontra o pedido de informações aos citados juízes paulistas. Trata-se, veja só, do atendimento do contraditório também pelo CNJ.

Impressiona a insistência na distorção de fatos relativos ao Poder Judiciário, que vem alcançando recordes de produtividade mesmo durante a pandemia. Mas os dados positivos, não se sabe por quê, seguem ignorados.

Por isso, seguiremos alertas e atuantes, para preservar todos os pilares da Democracia, seja alertando, seja advertindo, porque a construção de uma sociedade democrática, plural e inclusiva depende do agir responsável de todos.

 

Vanessa Mateus

Presidente da Apamagis

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • O Instituto do Legislativo Paulista (ILP) realizou nesta quarta-feira (15/10), com colaboração da Apamagis, o […]

  • As eleições do Tribunal de Justiça de São Paulo serão realizadas no dia 12/11, com […]
  • O Prêmio #Rompa TJSP/Apamagis, que reconhece práticas de combate à violência de gênero, chega à sua […]

NOTÍCIAS RELACIONADAS