1º JusFest reúne integrantes de carreiras jurídicas, em um ambiente de descontração na sede social

2 de junho de 2025

Mais de 350 pessoas participaram no sábado (31/5) da 1ª edição do JusFest – Festival de Música das Carreiras Jurídicas, com a apresentação de bandas formadas por Juízes de Direito, Promotores de Justiça, Procuradores e Servidores do Tribunal de Justiça, na sede social da Apamagis.

A animação e os variados ritmos embalaram os participantes – associados, familiares e amigas das três entidades organizadoras do evento: Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), Associação Paulista do Ministério Público (APMP) e Associação dos Procuradores do Estado (Apesp).

Apresentaram-se as bandas Soul da Toga, formada por Juízes de Direito; Lex Go, composta por Promotores de Justiça; Jazzcarandá, com Juízes de Direito e Servidores do Tribunal de Justiça; e Os Procurados, músicos que são Procuradores.

Para o presidente Thiago Massad, da Apamagis, a proposta de unir as carreiras do Sistema de Justiça em torno da música já vem sendo conversada desde o ano passado: “Hoje [31/5], conseguimos reunir todos, promover essa confraternização, trocar ideias em conversas informais, descontraídas. E está sendo um sucesso, todos se sentindo em casa, com a Apamagis lotada. Aqui é mesmo a casa de todos. Este será o primeiro de muitos festivais”.

A opinião de Thiago Massad foi compartilhada por Fernando Pereira da Silva, 1º Secretário da APMP, e por José Luiz Souza de Moraes, Presidente da Apesp. “Temos uma sede de campo em São Roque. Poderíamos pensar em organizar em evento como os antigos festivais. Tomara que esta seja a primeira edição de muitas”, sugeriu Fernando Pereira da Silva. “É um evento inédito e é o primeiro de muitos. Tenho certeza que vai virar uma tradição entre nossas carreiras. Vamos ter que arrumar um estádio de futebol para os nossos próximos JusFest”, brincou José Luiz Souza de Moraes.

A julgar pela opinião de organizadores e participantes, as propostas de ampliação deverão ser concretizadas. “Acho importante a participação de todos os segmentos de justiça em um evento cultural e social como esse, que une as carreiras em torno dos vários tipos de música”, afirmou o Presidente Ênio Rossetto, do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo.

Paulo Sérgio Oliveira e Costa, Procurador-Geral de Justiça do Estado de São Paulo, disse que ficou muito feliz ao saber do evento: “Nós, integrantes do Sistema de Justiça, no dia a dia, nos encontramos em ambientes formais, nos Fóruns, nos processos. E um encontro festivo, como o JusFest, é muito bom para aproximar cada vez mais as instituições”.

A ideia dos organizadores é mesmo ampliar a participação. “Mas depende das bandas, que serão muito bem-vindas”, apontou Thiago Massad. A depender do relacionamento entre outras carreiras jurídicas, tanto em São Paulo quanto em nível nacional, o entrave será somente de agenda das apresentações dos grupos. “A Magistratura dialoga e tem muitos pontos de intersecção entre as carreiras. Essa união é importante, e a aproximação fora do meio de trabalho, mais importante ainda, porque os vínculos se tornam institucionalmente mais fortes.”

Usar a música para buscar essa integração é muito positivo, também de acordo com o 1º Secretário da APMP. “Este é um momento de descontração, que aproxima os integrantes da Justiça, além de proporcionar cultura a todos. Já de início houve sinergia dos Procuradores do Estado com a Magistratura e com o Ministério Público. Importante avançar com a participação de outras categorias do Sistema de Justiça”, ressaltou Fernando Pereira da Silva.

“Com certeza, teremos que trazer os Defensores Públicos, os Procuradores Municipais, demais Advogados Públicos, entre outras carreiras jurídicas”, salientou o Presidente da Apesp. “É uma oportunidade para comemorar a vida em torno de algo bom, para fazer um mundo melhor, para colaborar com trabalhos sociais também”, disse José Luiz Souza de Moraes.

Além da apresentação musical e da confraternização, o 1º JusFest teve o propósito altruísta de reverter para entidade assistencial a adesão arrecadada com o evento.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • O Tribunal de Justiça de São Paulo tem dois novos Desembargadores: José Ernesto de Souza […]

  • O Presidente Thiago Massad; a 2ª Vice-Presidente, Laura de Mattos Almeida; o Diretor-Adjunto de Secretaria […]

  • Presente à cerimônia de posse da nova Diretoria da Ajufem (Associação dos Juízes Federais da […]

NOTÍCIAS RELACIONADAS