TJSP dá posse a novos 117 Juízes substitutos, aprovados no Concurso 191 de Ingresso na Magistratura
O TJSP (Tribunal de Justiça de São Paulo) empossou como Juízes substitutos, nesta segunda-feira (21/7), no Salão dos Passos Perdidos do Palácio da Justiça, em São Paulo, 117 aprovados no 191º Concurso de Ingresso na Magistratura. O Desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, Presidente do TJSP, louvou o empenho a seriedade e o zelo na seleção dos Magistrados: “Percebam a unidade de um denso trabalho institucional voltado a esse solene momento de investidura e posse dos novos Juízes e Juízas integrantes deste Tribunal de Justiça”.
Além de Fernando Torres Garcia, integraram a mesa os integrantes do Conselho Superior da Magistratura (CSM), Desembargadores Artur Cesar Beretta da Silveira (Vice-Presidente), Francisco Eduardo Loureiro (Corregedor-Geral da Justiça), José Carlos Gonçalves Xavier de Aquino (Decano), Ricardo Cintra Torres de Carvalho (Presidente da Seção de Direito Público), Heraldo de Oliveira Silva (Presidente da Seção de Direito Privado) e Adalberto José Queiroz Telles de Camargo Aranha Filho (Presidente da Seção de Direito Criminal); o Procurador-Geral de Justiça de São Paulo, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa; o Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo (OAB-SP), Leonardo Sica; e os titulares da Comissão do 191º Concurso, Desembargadores Vicente de Abreu Amadei (Presidente), Flora Maria Nesi Tossi Silva (Seção de Direito Público), Claudia Grieco Tabosa Pessoa (Seção de Direito Privado) e Alexandre Carvalho e Silva de Almeida (Seção de Direito Criminal), a Procuradora de Justiça Mônica de Barros Marcondes Desinano (representando o Ministério Público de São Paulo) e o Advogado José Rogério Cruz e Tucci (representando a OAB-SP).
O Presidente da Apamagis, Thiago Massad, foi representado por Laura de Mattos Almeida, 2ª Vice-Presidente da Associação. Da Apamagis, ainda estiveram presentes o Diretor-Adjunto de Secretaria Ricardo Scaff e o Secretário do Conselho Consultivo, Orientador e Fiscal, Wagner Roby Gidaro.
Devoção à Justiça
Após agradecer os envolvidos diretamente na realização do concurso e a todas as autoridades presentes, o Presidente do TJSP avaliou o Concurso de Ingresso na Magistratura como “um dos mais difíceis do Brasil”. Fernando Torres Garcia afirmou que, longe de representar mais um emprego ou carreira pública, os aprovados prestam compromisso de uma vida de efetiva devoção à Justiça e responsabilidade de serem protagonistas na busca da pacificação social.
“A sociedade brasileira confia na sua Magistratura e espera, de cada um de nós, a garantia de seus direitos e a manutenção dos valores que sustentam o Estado Democrático de Direito […]. Em cada decisão está materializada a busca da Justiça e a esperança de um mundo melhor e mais fraterno”, lembrou Fernando Torres Garcia.
Primeira colocada no Concurso 191, a Juíza Priscila Domenice, falou em nome dos aprovados. Ela agradeceu ao Tribunal, especialmente aos integrantes da Comissão, e exaltou a trajetória dos colegas. “Cada um de nós, a sua maneira, lutou a árdua batalha do concurso público e carrega consigo a história que o trouxe até aqui. Com toda certeza, essas vivências pessoais formaram a bagagem que hoje trazemos conosco e que nos acompanhará para o resto de nossa atuação profissional”, disse.
O Advogado José Rogério Cruz e Tucci, por sua vez, ressaltou a organização, seriedade e nível do concurso: “Pude verificar o esforço dos candidatos, provindos de todos os rincões do Brasil, sendo que aqueles que hoje tomam posse são dotados de aptidão e potencial para se tornarem, com a experiência a ser adquirida e a praxe forense, exímios magistrados”.
A Procuradora de Justiça Mônica Marcondes Desinano caracterizou a cerimônia como momento de júbilo e celebração da vitória de estudo árduo e dedicado, da vitória da determinação. “Lembrem-se que a função jurisdicional transcende a mera aplicação da lei. Ela é a materialização da Justiça, a garantia da ordem e o pilar fundamental do Estado Democrático de Direito”, destacou.
Dirigindo-se diretamente aos empossados, o Presidente da Comissão apontou a importância do empenho, da seriedade e do zelo na seleção dos magistrados. “Percebam a unidade de um denso trabalho institucional voltado a este solene momento de investidura e posse dos novos Juízes e Juízas integrantes deste Tribunal de Justiça”, afirmou o Desembargador Vicente de Abreu Amadei.
Maioria de mulheres
A posse marca o início da trajetória dos novos Juízes na Magistratura paulista e o fim de um dos mais concorridos certames do Brasil. O edital foi publicado em agosto de 2024 e teve cerca de 4,5 mil inscritos. Após cinco fases, 117 candidatos foram habilitados para exercer a judicatura no maior Tribunal de Justiça do País. Destes, 63 são mulheres e 54 homens; dentre eles, 15 negros e 6 PcD. A média de idade é de 32,5 anos; a aprovada mais nova tem 26 anos e o mais velho, 46 anos.
Os novos Juízes, oriundos de diferentes Estados – 54 de São Paulo, 15 de Minas Gerais, 12 do Paraná, 10 do Rio de Janeiro, 4 do Espírito Santo, 3 de Sergipe, 3 da Bahia, 2 do Rio Grande do Sul, 2 de Pernambuco, 2 do Rio Grande do Norte, 2 de Goiás, 2 do Mato Grosso, 1 da Paraíba, 1 do Maranhão, 1 do Pará, 1 do Amazonas, 1 de Alagoas e 1 do Ceará –, somam-se aos 2.250 Magistrados (1.323 homens e 927 mulheres) que atuam no 1º Grau de jurisdição no Poder Judiciário paulista.
Dentre as instituições de ensino que formaram os aprovados estão a Universidade de São Paulo (22), a Pontifícia Universidade Católica/PUC SP (10), USP Ribeirão Preto (4), Mackenzie SP (3), Universidade Federal do Paraná (3), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (3), Universidade Federal Fluminense (3), Universidade Estácio de Sá (3), entre outras.
Também integraram a Comissão do 191º Concurso de Ingresso na Magistratura, como suplentes, os Desembargadores Milton Paulo de Carvalho Filho, Luiz Augusto de Siqueira, José Luiz Gavião de Almeida, Silvia Maria Meirelles Novaes de Andrade, Carlos Dias Motta, Carmen Lucia da Silva, Hermann Herschander e Gilda Cerqueira Alves Barbosa Amaral Diodatti, a Procuradora de Justiça Valéria Maiolini e a Advogada Viviane Girardi.
Prestigiaram a solenidade os Ministros Francisco Rezek e Massami Uyeda; a Desembargadora Claudia Lucia Fonseca Fanucchi, representando o Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP); a Procuradora-Geral de São Paulo, Inês Maria dos Santos Coimbra; o Subchefe de Gabinete da Defensoria Pública Geral de São Paulo, Defensor Público Marcelo Bonilha Campos, representando a Defensora Pública-Geral; o Vice-Diretor da Escola Paulista da Magistratura (EPM), Desembargador Ricardo Cunha Chimenti; o Presidente da Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo (Afpesp), Artur Marques da Silva Filho; o Presidente da Associação dos Procuradores do Estado de São Paulo (Apesp), José Luiz Souza de Moraes; o Diretor Cultural da Associação dos Advogados de São Paulo (Aasp), Rogério Lauria Marçal Tucci, representando a Presidente; o Chefe de Gabinete da Secretaria Municipal de Justiça de São Paulo, Alexandre Dias Maciel, representando o Prefeito; o Assessor de Relações Institucionais do Comando Militar do Sudeste, Coronel Rodolfo Guerra, representando o Comandante; o Chefe interino da Assessoria Policial Militar do TJSP (APMTJ), Tenente-Coronel PM Claudio Angelini, representando o Comandante-Geral da PM; o Chefe da Assessoria Policial Civil do TJSP, Delegado de Polícia Tiago Antonio Salvador, representando o Delegado-Geral; magistrados, integrantes do Ministério Público, defensores públicos, advogados, representantes de instituições civis e militares, servidores da Justiça, amigos e familiares dos empossados.
Os novos Juízes e Juízas empossados:
Priscila Domenice
Gustavo Celeste Ormenese
Daniel de Pádua Andrade
Laura Oliveira Salles
Stephanie Kodlulovich Pinto
Rosália Bodnar
Paula Thieme Kagueiama
Thaís Queiroz Ferrere Matos de Oliveira
Danielle Paravani
Renan Teruo Suzuki Kito
Gabriela Bulcao Chamberlain Nunes
Igor Ferreira dos Santos
Fernando Augusto Saleta Pacheco
Rafael Viotti Schlobach
Guilherme Quinup Ruiz Meleiro
Beatriz Mariani
Rafael Crespo Maciel Machado
Rafael Nogueira Cavalcante
Thales Augusto Nistrele de Lucca
Sara Fontes Carvalho de Araujo
Lucas Eduardo Sguissardi Roy
Filipe Bossay Ilhesca
Ana Luísa Marcondes Esteves
Viviane Mourão Ferreira
Juliana Neves Ayello
Simone Nojiecoski dos Santos
Lucas Costa Patto dos Santos
Gabriela de Almeida Vergueiro
Nathalia Christina Caputo Gomes
Mariana Oliveira de Melo Cavalcanti
Thalyta Borges Batista
Samea Giuliana Luz Mansur Benitis
Laura Duarte Sabir Ferraz
Amanda de Bem Casanova
Pedro Arthur Livingstone Vinnicombe Otero
Raíssa Costa Silveira
Lucas Santos Chagas
Danilo Barreto Canoves
Aime Peres Soares Bomfim
Arthur Paku Ottolini Balbani
Mírian Aninger Murad
Marília Bonafe Froment
Luiz Fernando Grassi
Nair Costa Gomes
Maria Carolina Donzeli Rossetto
Aryane Ruiz Raposo de Melo
Maurício da Costa Carvalho Vidigal Filho
Marcella Caliani
Bruna Maria Ramos Kessa
Juliana Di Berardo
Yuri Cesar Serapiao Soares Pereira
Matheus Togeiro Lemos
Bruno Santos Montenegro
Daniel Rocha Maia
Luiza Torggler Silva
Márcio Antonio Abdallah Deotti Ibrahim
Taina Passamani Correa
Gustavo Comin Otaviano
Gustavo Barbosa de Siqueira
Marina Passamani Abrahão
Caio Fagundes Lampa
André Tadeu Carleto
André Luís Santoro Carradita
Igor Felipe Praxedes
Pedro Henrique Ferreira Manfetoni
Daniel de Medeiros Silva Corro
Ademário da Silva Tete Júnior
Erika Lais Ferreira Portela
Melanie Liesenberg
Rafael Costa Ribeiro
Adson Gustavo de Oliveira
Maísa Leite
Carolina Nobrega Zamataro
João Augusto Fernandes Fochesato
Ramon Carlos Estancial Teodoro
Karine Pizzani Miranda
Fabrício Figliuolo Horta Fernandes
Thais Blanco Bento
Érika Samara Santana Faustino Silva
Fernando Leao Villas
Otávio Henrique Pereira de Souza
Thalita Barros do Egito
Izabela da Silva
Gabriel Arbilla Klachquin
Larissa Brauns Santos
Fabio Saar Almeida Horta Barbosa
Giulia Christensen
Nathalia Montanher da Rocha Queiroz
Juliana Almeida Bettio
Lais Christina Araki Cunha
Isadora Monteiro Moreira
Marco Antonio Chazaine Pereira
Alberto Carlos Nogueira Da Costa
Larissa Leal Elias Lamblet
Jéssica Dantas de Oliveira
Carolina Machado de Oliveira
Viviane de Carvalho Singulane
Murilo Branzani da Silva
Caroline Costa Veras
Bruna Monielle Pinheiro Alves
Paula Meneghini Miranda Moreira
Thiago Zamariollo dos Santos
Matheus Pontes Esmerito
Adna Araujo de Oliveira
Jéssica Cavalcante da Silva
Bruno da Rocha Montenegro
Rebecka Martins Gomes
Matheus Aquino Pirola Kruger
Guilherme Massahiro Yamamoto
Laise Souza Cestari
João Victor Braga Adamuz
Mariana Alves Dias Giacon
Aline Oliveira Lima Abdalla
Victor Caetano Machado de Lima
Lara Lima Farias
Alysson Gabriel Santos Nunes Tinoco
Lara Freitas Araújo
*Com Informações do TJSP
O Tribunal de Justiça de São Paulo realizou, nesta quarta-feira (7/1), a posse administrativa dos […]
Nove cidades do interior e uma do litoral foram percorridas pelo Presidente Thiago Massad e […]
Na última instalação de sua gestão, Presidente do TJ entrega fórum novo, Vara e UPJ em Caraguatatuba
O Presidente do TJSP, Fernando Antonio Torres Garcia, conduziu, nesta segunda-feira (15/12), a última cerimônia […]







