À Record News, Vanessa Mateus diz que violência doméstica “é uma questão civilizatória”

6 de agosto de 2021

Em entrevista à Record News, realizada ao vivo na noite desta quinta-feira (5/8), a presidente da Apamagis, Vanessa Mateus, disse que a violência doméstica não é um problema privado, mas “uma questão civilizatória, um problema da nossa sociedade”.

Responsável pela instalação da 1º Juizado Especial de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher em São Paulo, Vanessa Mateus foi convidada pelo telejornal para comentar os 15 anos da Lei Maria da Penha, que serão completados neste sábado (7/8).

A lei, segundo Vanessa Mateus, é uma das melhores do mundo e hoje há várias outras sobre o tema. “Nosso problema não é falta de legislação, mas cultural”, disse. Na grande maioria dos casos, as agressões as lesões e eventualmente o feminicídio têm por razões não aceitar o fim do relacionamento, não aceitar o relacionamento daquela mulher com outra pessoa, não aceitar uma decisão em relação a filho. O que move a pessoa a praticar aquele delito é uma sensação de pertencimento, ele é dono e não admite que aquela mulher tome a sua própria decisão. Então, nos deparamos com uma questão cultural.”

Para combater a violência doméstica, Vanessa Mateus disse que é importante jogar luzes sobre o tema, envolver a sociedade no combate a essa violência, aplicar as leis e educar as crianças dentro de uma cultura de respeito.

Assista à entrevista na íntegra:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Em mais uma atuação em prol da Magistratura, desenvolvida em Brasília, o Presidente Thiago Massad, […]

  • A Apamagis promove, no dia 6/8, a palestra “O projeto de reforma do […]

  • O TJSP instalou nesta terça-feira (15/7), no Complexo Judiciário Ministro Mário Guimarães (Fórum Criminal da […]

NOTÍCIAS RELACIONADAS