AMB manifesta preocupação com ataques contra ministros do STF

27 de julho de 2021

“A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), maior entidade de representação da magistratura no país, manifesta enorme preocupação com o recrudescimento dos ataques infundados contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) em razão do exercício da atividade jurisdicional.

É natural que, nas democracias, as decisões tomadas em juízo sejam alvo de críticas. É inadmissível, no entanto, o uso de afirmações falsas e levianas para caluniar, difamar e injuriar os magistrados. Esse expediente é ainda mais grave no contexto atual, em que desinformação e fake news têm ameaçado a ordem democrática.

A legislação brasileira, da mesma forma que repele toda censura prévia à livre manifestação do pensamento, prevê a responsabilização de quaisquer cidadãos por atos e palavras –sobretudo quando, sem a apresentação de provas, têm o propósito de macular a honra alheia.

Por esses motivos, causam profunda indignação os ultrajes recentes sofridos pelos ministros Luís Roberto Barroso –em função da defesa que faz do sistema eleitoral brasileiro– e Kassio Nunes Marques, hostilizado devido a posicionamentos firmados no curso de processos judiciais.

Críticas são aceitas e bem-vindas, quando calcadas em fatos. Agravos que visam tão somente constranger magistrados e magistradas serão fortemente repelidos, uma vez que, ao final, o que pretendem é comprometer a própria independência judicial e a efetividade do Estado Democrático de Direito.”

Fonte: AMB

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • A Apamagis lançou um abaixo-assinado, no XXXII Encontro de Coordenadores, realizado sábado (22/3), em repúdio […]

  • As contas do exercício de 2024 e a previsão orçamentária de 2025 foram aprovadas por […]

  • A Secretaria Apamagis Mulher promoveu nesta sexta-feira (21/3), em sua sede administrativa, a palestra “Saúde […]

NOTÍCIAS RELACIONADAS