AMB Mulheres avança na pesquisa sobre presença feminina no Judiciário
A AMB Mulheres realizou nesta quarta-feira (04) reunião, por videoconferência, e deu encaminhamento às futuras etapas das ações desenvolvidas atualmente pelo grupo: a primeira pesquisa da entidade sobre a participação feminina na magistratura e a seleção de artigos a serem publicados em um e-book.
Quanto ao levantamento da pesquisa, o grupo conversou e trocou informações sobre a montagem do questionário a ser respondido pelos participantes. De forma inédita, a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) coletará dados para conhecer o espaço ocupado por mulheres na magistratura e realizar uma prospecção da carreira.
O estudo, que conta ainda com a parceria do Centro de Pesquisas Judiciais (CPJ) da AMB, foi sugerido pelas magistradas Maria Domitila Prado Mansur e Eunice Maria Batista Prado, respectivamente, diretora e integrante da AMB Mulheres, em autoria com as alunas da 1ª Turma do Mestrado Profissional da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam). A pesquisa será coordenada por Priscilla Pereira da Costa Correa (também membro da AMB Mulheres) e o professor José Marcos Lunardelli, juiz federal de São Paulo, por parte da ENFAM, as magistradas Maria Domitila e Eunice (AMB Mulheres) e o magistrado Cássio André Borges dos Santos (CPJ), por parte da AMB.
Com relação à seleção de artigos acadêmicos sobre a presença feminina no Sistema de Justiça do Brasil, a comissão organizadora, de acordo com orientação da magistrada Luciane Cardoso Barzotto, iniciará a próxima etapa que é a análise do material enviado pelos candidatos. As publicações selecionadas serão compiladas num e-book, a ser lançado neste ano.
“Essas iniciativas muito nos orgulham por contribuir com a implementação da Política Nacional de Incentivo à participação institucional feminina no Poder Judiciário e para garantir espaços democráticos e de igualdade entre homens e mulheres no Poder”, comentou a diretora da AMB Mulheres.
Participaram da reunião: Maria Domitila Prado Mansur (diretora); Julianne Freire Marques (secretária-geral AMB); Eunice Maria Batista Prado (membro); Keylla Ranyere (membro da AMB Mulheres); Luciane Cardoso Barzotto (membro da AMB Mulheres).
Fonte: AMB
Em mais uma atuação em prol da Magistratura, desenvolvida em Brasília, o Presidente Thiago Massad, […]
A Apamagis promove, no dia 6/8, a palestra “O projeto de reforma do […]
O TJSP instalou nesta terça-feira (15/7), no Complexo Judiciário Ministro Mário Guimarães (Fórum Criminal da […]