Apamagis marca presença no Pop Rua Jud e distribui produtos de higiene a pessoas em situação de rua

28 de agosto de 2024

A Apamagis, mais uma vez, se uniu ao Tribunal Regional Federal da 3ª Região no movimento Pop Rua Jud, que, nesta quinta edição, reuniu instituições e entidades de várias áreas para atendimento à população em situação de rua no Poupatempo de Itaquera, de 27 a 29/8. No período, foram realizados 372 atendimentos.

O apoio da Apamagis nesta de edição do Pop Rua Jud, a exemplo de movimentos anteriores, consistiu na distribuição de produtos de higiene às pessoas que recorreram a esta iniciativa em busca de inúmeros serviços, orientações e informações disponibilizadas nesses três dias, a respeito de seguro-desemprego, vagas de emprego, empreendedorismo, entre outras.

Os 372 atendimentos realizados nesta edição referem-se a: títulos expedidos – 2ª via (108 atendimentos); dispensa de multa (93); certidões de quitação eleitoral (70); certidão circunstanciada (31); certidão não alistado (22); eleitores suspensos atendidos (48).

Para fazer esse atendimento, a iniciativa, nesta edição, contou com uma particularidade: a participação dos 103 novos juízes do TRF3, atualmente participando do Curso de Formação, coordenado pela Escola de Magistrados da Justiça Federal da 3ª Região. Eles se revezariam nos três dias de atendimento do Pop Rua Jud.

No primeiro dia do Pop Rua Jud em Itaquera, a renovação do Cadastro Único foi um dos serviços mais procurados pela população em situação de rua, que busca revalidar o documento para ter garantido o acesso a benefícios sociais. Imigrantes também buscaram regularização de documentos e orientações trabalhistas. Houve, ainda, encaminhamento de pessoas para atendimento de saúde bucal e imunização.

Na abertura desta edição do Pop Rua Jud, estiveram presentes o presidente do TRF3, Carlos Muta, e representantes do Tribunal de Justiça de São Paulo, da Justiça do Trabalho, do Tribunal Regional Eleitoral, da Advocacia Geral da União, da Assistência Social, da Defensoria Pública, e da Associação Nacional dos Advogados Públicos Federais (Anafe).

A desembargadora Flora Maria Nesi Tossi Silva representou o TJSP e disse que o Tribunal atuaria no levantamento de certidões criminais e de toda natureza, relativas a matérias inerentes à Corte. Além disso, ações direcionadas a mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, que eventualmente tenham ido para a rua, por causa dessa situação, ou que sofreram agressão de um parceiro na mesma condição, seriam tratadas pelo TJSP nesta edição do Pop Rua Jud. “Esta é a segunda vez que o Tribunal participa dessa iniciativa e se sente honrado em atuar nesta parceria”, afirmou a desembargadora na ocasião.

De acordo com o presidente do TRF3, o Pop Rua Jud foi concebido em conjunto pelos parceiros institucionais: TJSP, TRE, TRT, Defensoria Pública, Procuradorias Federais, AGU e uma série de outras entidades: “O objetivo é prestar assistência social e jurídica à população mais carente da nossa jurisdição federal na área previdenciária e assistencial. Esse evento é um desdobramento de muitos outros que ocorrem praticamente todo ano e tem a particularidade de trazermos, nesta etapa, os juízes federais recém-nomeados. Trata-se de uma oportunidade para que eles tenham contato direto com a população que vão lidar no dia a dia nos pleitos de natureza previdenciária e assistencial, permitindo que a jurisdição seja mais humana, célere, efetiva, responsável e que possa responder à altura as necessidades dessa população carente”.

Carlos Muta anunciou que há previsão de ainda este ano acontecerem mais dois Pop Rua Jud: um em São Bernardo do Campo e outro em Ribeirão Preto.

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, foi […]
  • NOTA PÚBLICA

    A APESP, APAMAGIS, APMP, APMSP, ADPESP, APADEP e AFRESP manifestam sua preocupação […]

  • O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Fernando Antonio Torres Garcia, participou, nesta […]

NOTÍCIAS RELACIONADAS