Apamagis promove palestra sobre Direito e Literatura com José Renato Nalini e Mafra Carbonieri em 30/3
A Apamagis convida magistrados e magistradas de todo o Brasil a assistirem à palestra sobre Direito e Literatura do presidente da Academia Paulista de Letras e desembargador aposentado, José Renato Nalini. O evento será transmitido ao vivo no canal da Associação no YouTube, no dia 30/3, às 19h, e contará com a participação especial do premiado escritor e desembargador aposentado, Mafra Cabonieri, na mediação.
A realização é fruto da parceria da Apamagis com a APL (Academia Paulista de Letras) e com o Ipam (Instituto Paulista de Magistrados) e integra o ciclo de eventos do Departamento Cultural da Associação, cuja programação tem levado o debate sobre arte, cultura e literatura a centenas de magistrados paulistas. Com o apoio da AMB nesta edição, a expectativa é unir juízes de todo o Brasil em torno do tema.
A transmissão será aberta ao público, e para participar não é necessário se inscrever.
Sobre a palestra
A Magistratura é uma profissão que impõe incessante escrita e incessante leitura. A oralidade é um princípio que ainda não logrou ganhar na práxis o lugar que ocupa no discurso.
Só que a leitura a que se vê obrigado o juiz é a de textos jurídicos impregnados de citações legais, doutrinárias e jurisprudenciais. A técnica de elaboração das decisões requer contenção e disciplina. Muitos são os magistrados que sofrem com o descompasso entre o drama que lhes é apresentado e a resposta que são obrigados a proferir.
Uma receita para atenuar as agruras do exercício adequado da função de juiz é ler boa literatura e fazer boa literatura. Escrever é uma válvula de escape à angústia e fator preventivo para o estresse, a depressão e outras síndromes.
Conhecer outras mentes, muitas das quais nunca teremos condição de desvendar, pois já se encontram no etéreo, mostra que o drama dos seres humanos é recorrente. Sempre foi assim. Continuará a ser assim.
Extravasar nossos sentimentos, partilhando-os ou não, é exercício de manutenção do equilíbrio interior. Como todo exercício, é a persistência a causa geradora de melhores frutos.
Mais literatura, ativa e passiva, menos drama, desconforto ou desalento. Vamos experimentar?
Participantes
José Renato Nalini foi promotor de Justiça (1972-1976) e magistrado (1976-2015). Também ocupou os cargos de vice-presidente e presidente do extinto Tribunal de Alçada Criminal (2001-2004), corregedor-geral da Justiça (2012-2013), presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo (2014-2015) e secretário estadual da Educação (2016 -2018). Atualmente, atua como reitor da Uniregistral, a universidade corporativa mantida pela Arisp-Associação dos Registradores Imobiliários do Estado de São Paulo, é docente na pós-graduação da Uninove e preside a Academia Paulista De Letras.
José Fernando de Mafra Carbonieri foi promotor público (1961-1985), professor de Direito Penal (1962 -1967) na atual Unitoledo, de Presidente Prudente, e juiz de direito do Tribunal de Alçada Criminal de São Paulo (1985 -1990). Aposentou-se como desembargador do TJSP em 1990. Na década de 50/60, iniciou suas atividades no magistério, ministrando aulas de literatura e língua portuguesa no Colégio São José, na Sociedade Civil de Educação “Guedes de Azevedo”, e no Instituto de Educação “Ernesto Monte”, na cidade de Bauru, interior de São Paulo. Em 1960, ocasião da 1ª edição de Obra Poética, de Fernando Pessoa, destacou-se como o primeiro professor no Brasil a incluir o nome do poeta português em um plano de curso de literatura e a estudá-lo em aulas sequenciais. É titular da cadeira nº 26 da APL e soma mais de uma dezena de premiações nacionais e internacionais no currículo por suas obras que transitam entre os gêneros conto, novela, romance, poesia e literatura infantil.
Serviço
Palestra sobre Direito e Literatura
Palestrante: José Renato Nalini
Mediador: José Fernando de Mafra Carbonieri
Data: 30 de março | 3ª feira
Horário: 19h
Local: ao vivo no canal da Apamagis no YouTube (www.youtube.com/apamagisvideo)
Foi aprovado nesta terça-feira (29/10), na CCJC (Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania) […]
O presidente da Apamagis, Thiago Massad; a 2ª vice, Laura de Mattos Almeida; o diretor […]
Sorocaba acaba de ganhar a primeira Vara das Garantias de todo o Estado de São […]