Apamagis repudia conduta de jornalistas do R7 por desvirtuarem verdades dos fatos
A Associação Paulista de Magistrados (Apamagis) manifesta total repúdio ao comportamento de jornalistas que, de maneira irresponsável, divulgam notícias desencontradas, sem qualquer apuração, gerando confusão e desinformação aos leitores e maculando a imagem de pessoas e profissionais de conduta ilibada.
Nesta terça-feira (13/8), mais uma vez, a busca pelo furo jornalístico por parte de duas jornalistas, que mantêm uma coluna hospedada no site R7, desvirtuou verdades, envolvendo a Magistratura, e transgrediu preceitos constitucionais. Nem mesmo a ação das assessorias de comunicação da Apamagis e do Tribunal de Justiça de São Paulo foi interpretada de maneira correta e com seriedade pelas profissionais, já que a “retratação” foi feita de forma velada, sem ressaltar o erro anterior de modo a prevenir os leitores de que houve alteração na matéria, e mais confundiu do que esclareceu os fatos. Essa menção era de suma importância para deixar claro a todos que, ao contrário do que constou na matéria original, amplamente divulgada, não há o envolvimento de nenhum juiz que atua nas comarcas de Sumaré ou Jundiaí na referida operação, bem assim que as medidas correicionais adequadas já haviam sido adotadas em relação ao caso concreto.
O bom jornalismo exige dos jornalistas seriedade e profunda investigação dos fatos, de forma que rechaçamos veementemente a irresponsabilidade, a falta de ética e o descumprimento de regras atinentes a todo jornalismo sério.
A Apamagis defende a liberdade de expressão e um Estado de Direito realmente democrático, onde o respeito aos cidadãos e às instituições sejam assegurados. Da mesma forma e com a mesma intensidade, não tolera irresponsabilidades e ataques injustificados aos magistrados.
- O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, foi […]
NOTA PÚBLICA
A APESP, APAMAGIS, APMP, APMSP, ADPESP, APADEP e AFRESP manifestam sua preocupação […]
O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Fernando Antonio Torres Garcia, participou, nesta […]