Apamagis sorteia 12 bolsas parciais no valor de 500 euros para Seminário Internacional de atualização em Direito Penal em Barcelona

11 de agosto de 2023

Por meio de seu Programa de Aperfeiçoamento Acadêmico de Magistrados, a Apamagis sorteará, no dia 15/8, 12 bolsas parciais aos associados interessados em participar do seminário internacional Actualizaciones en Derecho Penal (Atualizações em Direito Penal). O evento será realizado entre 16 e 20/10, em Barcelona, na Espanha, e as inscrições se encerram em 16/8.

Promovido graças a um acordo de colaboração celebrado entre a EPM (Escola Paulista da Magistratura) e a Universidade Pompeu Fabra, o seminário tem o apoio da Apamagis e é coordenado pelo desembargador Adalberto José Queiroz Telles de Camargo Aranha Filho e pelo juiz Ulisses Augusto Pascolati Junior, coordenadores da área de Direito Penal da EPM.

Para garantir a participação no sorteio, os associados da Apamagis deverão enviar e-mail para eventos@apamagis.org.br. Os 12 sorteados receberão reembolso de 500 euros ao final do curso, com a comprovação de frequência. O investimento do seminário é de 1.175 euros (não inclui despesas de hospedagem, passagem aérea e alimentação). O pagamento deverá ser feito à Universidade Pompeu Fabra, de 1º a 11/9.

O curso será realizado com o mínimo de 15 alunos, e as aulas ministradas nas dependências da Universidade Pompeu Fabra, das 15h às 19h30 (horário de Barcelona). Como atividade extra, haverá duas visitas acadêmicas a lugares de interesse, como um centro penitenciário e uma Vara Criminal em Barcelona.

Quando forem atingidas as 15 inscrições, a universidade enviará e-mail aos inscritos com as instruções para o pagamento, que poderá ser feito por meio de cartão de crédito, transferência bancária nacional (da Espanha) ou transferência bancária internacional (fora da Espanha).

Caso não se atinja, a princípio, o mínimo de 15 participantes, o curso não será realizado e o valor será restituído integralmente. As informações serão enviadas por e-mail.

Até 16/8, além da inscrição no site da EPM, os interessados deverão preencher formulário disponibilizado pela Universidade Pompeu Fabra. A EPM será responsável pela seleção, tendo como critérios a atuação na área criminal e a prioridade na ordem de inscrição.

Documentos para matrícula devem ser encaminhados para o e-mail epmcursosrapidos@tjsp.jus.br até 16/8.

  • Para magistrados, são exigidos comprovante de pagamento, cópia digitalizada da identidade funcional e breve currículo, indicando principalmente a área de atuação e data de ingresso na magistratura.
  • Para demais interessados, comprovante de pagamento, identidade funcional ou carteira da OAB e currículo.

Os candidatos que enviarem a documentação e realizarem o pagamento até 10/9 receberão a confirmação da matrícula até 15/9. Caso o número de inscritos supere o número de vagas, haverá lista de espera. A programação está sujeita a alterações. Mais informações no edital ou por meio do e-mail epmcursosrapidos@tjsp.jus.br.

Programa

16/10 – Imputación de responsabilidad penal en estructuras organizadas (Imputação de responsabilidade penal em estruturas organizadas)

Ricardo Robles – professor catedrático credenciado da UPF

17/10 – Relaciones recíprocas entre corrupción, delincuencia tributaria y blanqueo, com especial referencia al fenómeno brasileño de la Caixa 2 (Relações recíprocas entre a corrupção, crime fiscal e lavagem de dinheiro, com referência especial para o fenômeno brasileiro do “Caixa 2”)

Jesús-María Silva Sánchez – professor catedrático de Direito Penal da UPF

18/10 – Nuevas formas de lucha contra la criminalidade organizada y la corrupción:  delatores y whistleblowers (Novas formas de lutar contra o crime organizado e a corrupção: delatores e whistleblowers)

Ramon Ragués – professor catedrático de Direito Penal da UPF e diretor do seminário internacional Actualizaciones en Derecho Penal

19/10 – Administradores, cajas B y pagos de corrupción, en especial en contextos de corrupción sistémica (Administradores, caixas 2 e pagamentos de corrupção, especialmente em contextos de corrupção sistêmica)

Nuria Pastor – professora associada da UPF

20/10 – Miembros y colaboradores de organizaciones criminales en especial, terroristas: quién es qué y quién no es (membros e colaboradores de organizações criminais, especialmente os terroristas: quem é e quem não é)

Mariona LLobet – professora de Direito Penal da UPF

*Com informações da EPM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, foi […]
  • NOTA PÚBLICA

    A APESP, APAMAGIS, APMP, APMSP, ADPESP, APADEP e AFRESP manifestam sua preocupação […]

  • O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Fernando Antonio Torres Garcia, participou, nesta […]

NOTÍCIAS RELACIONADAS