Arte e mitologia se encontram em novo curso promovido pelo projeto Magistrais

13 de maio de 2021

O projeto Magistrais promove, a partir de 26/5, o curso “Arte e Mitologia – Mulheres e Tragédias”, ministrado pelo professor Felipe Martinez. Serão três encontros online, sempre às quartas-feiras (26/5, 9/6 e 23/6), às 19h, nos quais serão apresentados e discutidos personagens femininos de destaque nas tragédias gregas e presentes em diversas representações artísticas ao longo da história. Associados já podem fazer a inscrição enviando nome e número de celular para o e-mail eventos@apamagis.org.br.

“As mulheres ocupam um papel de destaque nas tragédias gregas. Medeia, Antígona, Hécuba, Andrômaca e outras ajudaram a moldar a percepção do feminino na literatura do ocidente”, afirma Felipe Martinez. Nas artes visuais, segundo o professor, foram representadas por artistas como Rembrandt, Ticiano e Rubens.

“Pensando nisso, esse curso pretende fazer um panorama por algumas tragédias gregas selecionadas, relacionando personagens e deusas com as visões do feminino no mundo antigo, através de suas representações em pinturas e esculturas desde o Renascimento até a arte moderna”, explica Felipe Martinez.

O curso terá a seguinte programação:

Aula 1 – As Troianas
Será mostrado como a Guerra de Tróia se origina em um julgamento envolvendo as principais deusas do Olimpo. Depois, a partir da tragédia “As Troianas”, de Eurípedes, será discutido como o fim de Tróia se mistura com o drama de mulheres como Hécuba e Andrômaca. Representações artísticas nas obras de Botticelli, Rubens e Cabanel.

Aula 2 – Medeia
Felipe Martinez irá falar sobre a tragédia “Medeia”, de Eurípedes, desde a relação da personagem com Jasão até a negação trágica de seu papel como mãe. Serão vistas obras de artistas como Turner, John William Waterhouse e Delacroix.

Aula 3 – Antígona
O último encontro vai abordar a trilogia Tebana, de Sófocles, com destaque para a peça “Antígona” e para a trágica história de Édipo, condenado a um dos mais terríveis destinos de toda a Grécia Antiga. Serão vistas obras de artistas como Rubens, Ingres e Gustave Moreau.

Sobre o professor
Esse será o terceiro evento capitaneado pelo professor na agenda do projeto Magistrais. Em fevereiro de 2020, ele ministrou uma aula sobre Leonardo Da Vinci e depois conduziu um grupo de magistrados em uma visita guiada pela exposição “Leonardo Da Vinci – 500 Anos de um Gênio”, no MIS Experience, em fevereiro de 2020.

Em setembro do ano passado, ministrou um curso sobre Arte Moderna, com três aulas realizadas pela plataforma Zoom.

Felipe Martinez é doutor em História da Arte pela Unicamp e pós-doutorando no Museu de Arte Contemporânea da USP. Defendeu mestrado sobre as obras de Van Gogh presentes no acervo do Masp, onde também trabalhou como pesquisador. É professor da pós-graduação da PUC-SP e atua como professor nos principais museus e espaços culturais de São Paulo, como MAM, Masp e Casa do Saber.

Realizou parte de sua pesquisa de doutorado no Museu Van Gogh e foi pesquisador associado do Nederlands Instituut voor Kunstgeschiedenis, na Holanda. É membro do Conselho Internacional de Museus (ICOM) e da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA).

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • A Apamagis irá realizar a partir de 20 de janeiro de 2025 obras nas quadras […]

  • Criado no ano passado, com apoio do Presidente Thiago Massad e desejo de associados, o […]

  • A sede social vai passar por reformas a partir do dia 30/12. As obras serão […]

NOTÍCIAS RELACIONADAS