Curso sobre Arte Moderna apresenta artistas famosos e suas obras dentro de contexto histórico

27 de agosto de 2020

O projeto Magistrais, desenvolvido na Apamagis, promoverá, nos dias 16, 23 e 30 de setembro, às 19h, um curso gratuito sobre Arte Moderna, que tem origem na França do século 19, com o professor Felipe Martinez. Nos três encontros virtuais, serão abordados alguns dos principais nomes desse período, como Van Gogh, Monet e Matisse.

Os interessados devem enviar nome e celular para o e-mail eventos@apamagis.org.br. Os links de acesso serão encaminhados aos participantes, por e-mail, após o pedido de inscrição.

Segundo Felipe Martinez, as aulas seguirão ordem cronológica e irão tratar sobre a vida e obra dos artistas mais famosos, representando os movimentos aos quais pertencem, mas também pontuando o trabalho de alguns de seus pares.

“Vou apresentar slides das obras e falar também sobre o contexto da época, incluindo a situação política e econômica”, afirma o professor.

Na primeira aula, será abordada a mudança da arte da tradição para a Arte Moderna, especialmente com o impressionismo, destacando os trabalhos de Gustave Coubert, Édouard Manet e Claude Monet.

A segunda vai mostrar a vida e obra de Van Gogh e Paul Cézanne dentro do contexto do desenvolvimento do pós-impressionismo.

Picasso e Matisse serão temas do terceiro encontro, apontando como suas obras foram influenciadas pelos movimentos anteriores. Também será explicado como a Arte Moderna se consolidou como tendência dominante.

Felipe Martinez já havia participado, neste ano, de outra atividade promovida pelo projeto Magistrais, dedicada a Leonardo Da Vinci. Foram realizadas uma aula no auditório da Apamagis e uma visita guiada à exposição “Leonardo Da Vinci – 500 Anos de um Gênio”, no MIS Experience.

Felipe Martinez é doutor em História da Arte pela Unicamp. Defendeu mestrado sobre as obras de Van Gogh no acervo do Masp, onde também trabalhou como pesquisador. Atua como professor nos principais museus e espaços culturais de São Paulo, como o MAM, o Masp e a Casa do Saber. É professor convidado do curso de Museologia e Formação Cultural da PUC de São Paulo e foi pesquisador visitante do Museu Van Gogh e pesquisador associado do Nederlands Instituut voor Kunstgeschiedenis, ambos na Holanda.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Vão até 10/5 as inscrições para o III Congresso Hispano-Brasileiro de Direito Penal e Processual […]

  • APAMAGIS INFORMA

    Caros (as) associados (as)

    A administração da Colônia de Férias de Ibirá será repassada para […]

  • Na última sexta-feira (19/4), Débora Vanessa Caús Brandão foi empossada desembargadora em cerimônia solene no […]

NOTÍCIAS RELACIONADAS