Caminhada em Itapevi une Apamagis, PM, OAB e Prefeitura pelo enfrentamento à violência doméstica

14 de março de 2022

A caminhada que abriu a programação do Evento Mulheres: “Bonita por Dentro e Por Fora. Valorize-se! Diga Não à Violência!”, realizado neste sábado (12/3), em Itapevi, na região metropolitana de São Paulo, uniu Poder Judiciário, Polícia Militar, OAB e Prefeitura pelo fim da violência doméstica. Andando pelo centro da cidade ao lado da capitã da Polícia Militar Sandra Aparecida e do presidente e da vice-presidente da OAB de Itapevi, Pedro Bonome e Janaína Sportaro, Vanessa Mateus, presidente da Apamagis, convidou a população local a se engajar nesse enfrentamento.
“Lutar pelo fim da violência doméstica é dever de todos e não é apenas uma causa feminina. Junte-se a nós!” disse no alto-falante que ecoava pelas ruas do centro de Itapevi.

Foto: Alexandre Boiczar

A partir da concentração na praça Joaquim Nunes, autoridades e população percorreram o comércio da cidade até as instalações da Delegacia da Mulher, onde também estão a Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana, o COI (Centro de Operações Itapevi) e a Guarda Civil Municipal. No amplo estacionamento, estavam à disposição da população serviços gratuitos de cabeleireiro e manicure, ofertados pelo Fundo Social ACOLHER; cursos profissionalizantes, ofertados pelo SEBRAE; bem como orientações sobre Serviços sociais e Consultas de Cadastro Único, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania; e atendimento jurídico, prestado pela OAB local. O evento também contou com aula de Zumba e apresentações de Balé e da Banda da Guarda Municipal.
Além da prestação de serviço e entretenimento, também fez parte da programação a distribuição de batons arrecadados pela Polícia Militar com os comerciantes para fins de divulgação da campanha Sinal Vermelho. A campanha de iniciativa do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e da AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros) teve ampla adesão da sociedade civil e instituiu o X vermelho na mão, feito com um batom, caneta ou até mesmo com a simulação de um gesto, como um canal de denúncia e de socorro para vítimas de violência doméstica. Foi por meio desse gesto que muitas mulheres foram salvas de feminicídios, especialmente durante da pandemia de covid-19.

foto: Alexandre Boiczar

Na ocasião, a delegada Priscila Camargo apresentou à Vanessa Mateus a estrutura da DDM, que dispõe de um local acolhedor para mulheres vítimas de violência doméstica e seus filhos, bem como uma sala de escuta especializada para crianças vítimas de violência sexual, com brinquedos e materiais de pintura. Na parede, desenhos e frases como “não se cale porque contar o que acontece com você é melhor para todos”, “obrigada por acreditar em mim”, e “não deixe ele pegar em suas partes íntimas” marcam o difícil momento em que o abuso é compartilhado.
Notando a similaridade entre os trabalhos realizados, a presidente da Apamagis aproveitou a oportunidade para apresentar o projeto Eu Tenho Voz, idealizado pela juíza Hertha Rollemberg de Oliveira, ex-presidente do IPAM (Instituto Paulista de Magistrados), cujo objetivo é mostrar que a voz das vítimas é a sua maior defesa contra o abuso sexual e que há sempre alguém em que elas podem confiar. Por meio da apresentação da peça teatral “Marcas da Infância”, realizada sempre na presença de membros da Magistratura, do Ministério Público ou de Procuradores do Estado, para transmitir confiança e empatia, o projeto busca promover uma reflexão sobre o problema do abuso sexual e da violência nas próprias dependências das escolas.

Foto: Alexandre Boiczar

“O compartilhamento tanto da realidade local, como das ações que o Poder Público empreende para erradicar essa pandemia de violência doméstica e sexual contra mulheres e crianças é fundamental para que possamos exportar exemplos exitosos para outras localidades e, assim, trabalharmos juntos para uma sociedade justa, igualitária e livre. O trabalho realizado pela Polícia Militar de Itapevi, com o apoio da prefeitura e da OAB, é exemplar. A Apamagis está à disposição para somar forças e, assim, obtermos resultados que continuem impactando positivamente a vida de mulheres e de diferentes gerações”, resumiu.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • O Fórum João Mendes Júnior, no Centro da Capital, realizou nesta quarta-feira (26/3) solenidade de […]

  • O 1º Vice-Presidente da Apamagis, Desembargador Walter Barone, recebe na quarta-feira (26/3) comenda da Ordem […]

  • A Apamagis realizou, na sexta-feira (21/3), o Lançamento de Livros de Magistrados Autores, na sede […]

NOTÍCIAS RELACIONADAS