Chapa única para a presidência da AMB é lançada em Curitiba
Representantes de associações de todo o país e convidados participaram, em 23/9, do lançamento da chapa Combatividade, Coragem e União para a eleição da AMB no biênio 2023/2025. O evento ocorreu em Curitiba (PR), na sede da Amapar (Associação dos Magistrados do Paraná).
A chapa é encabeçada por Frederico Mendes Júnior, ex-presidente da Amapar. A presidente da Apamagis, Vanessa Mateus, participou do evento e integra o grupo como coordenadora de Justiça Estadual. É a primeira vez, na história da AMB, que esse cargo será ocupado por uma representante do Estado de São Paulo.

A presidente da Apamagis, Vanessa Mateus, compõe a chapa como coordenadora de Justiça Estadual | FOTO: Divulgação
A preservação e valorização da unidade da Magistratura foi a tônica do encontro, com ampla adesão e apoio de presidentes de Tribunais e de associações. A candidatura única da chapa, fato inédito na história da AMB, também foi enfatizada no encontro.
“O nosso partido e as nossas atenções estão voltadas para a Magistratura brasileira. A ideia é que nós consigamos caminhar no sentido da reestruturação remuneratória, focar nas questões corporativas. Não temos que ter vergonha de quem nós somos. Somos juízes e juízas, desembargadores e desembargadoras, somos magistrados e magistradas”, afirmou Frederico Mendes Júnior.
O ex-presidente da Amapar ressaltou que o diálogo é fundamental para mostrar ao país a importância da Magistratura brasileira para a sociedade: “Dessa forma, podemos explicar nossos motivos, expor nossas angústias e lutar por melhores condições de trabalho”.

Magistrados e convidados participaram do lançamento da chapa única | FOTO: Divulgação
Frederico Mendes Júnior também falou sobre a necessidade de paridade entre magistrados da ativa e aposentados. “Embora exista na Constituição a vitaliciedade, embora exista a isonomia, não é segredo para ninguém o quanto sofre o magistrado depois que se aposenta. Acredito que o maior desafio associativo para os próximos anos é garantir a igualdade entre magistrados da ativa e magistrados aposentados”, destacou.
As eleições da AMB têm início entre os dias 8 e 9 de novembro, com votação pela internet. Nos dias 10 e 11, a votação será realizada por carta ou pessoalmente. O resultado será proclamado oficialmente no dia 11 de novembro e a posse da nova diretoria está prevista para o dia 14 de dezembro.
*Com informações da Amapar
“Da oportunidade ao êxito: reinventando-se na aposentadoria” é o tema da palestra que […]
Em mais uma atuação em prol da Magistratura, desenvolvida em Brasília, o Presidente Thiago Massad, […]
A Apamagis promove, no dia 6/8, a palestra “O projeto de reforma do […]