Clube de Leitura celebra três anos de atividades em encontro com Maria Adelaide Amaral

11 de agosto de 2021

O livro “Aos Meus Amigos”, de Maria Adelaide Amaral, que serviu de base para a minissérie “Queridos Amigos”, será tema da edição comemorativa dos três anos do Clube de Leitura da Apamagis. O encontro será realizado no dia 8/9, às 19h, excepcionalmente uma quarta-feira, por causa do feriado da Independência do Brasil em 7/9. Como convidada especial, estará presente a autora da obra.

A mediação será da magistrada Danielle Martins Cardoso, e os interessados já podem se inscrever, enviando nome completo e número de celular para clubedeleitura@apamagis.org.br.

“Aos Meus Amigos” é inspirado em histórias reais da vida de Maria Adelaide Amaral e tem a amizade como tema central. A obra é dedicada a Décio Bar, amigo da autora, que a inspirou a criar o escritor e publicitário Leo. A morte do personagem, que comete suicídio, é o fato que leva amigos de longa data a se reencontrarem.

São amigos que combateram a Ditadura Militar no Brasil (1964-1985) e que nesse reencontro irão se confrontar com uma nova realidade, na qual os antigos elos podem se reforçar ou então surgirem as diferenças.

O objetivo em comum de agora é manter viva a memória de Leo, e por isso eles tentam encontrar os originais de um livro escrito pelo amigo.

A obra foi adaptada para a TV pela própria autora para a minissérie “Queridos Amigos”, exibida pela Globo em fevereiro de 2008. Na televisão o personagem principal foi interpretado por Dan Stulbach. O elenco contou com nomes como Fernanda Montenegro, Juca de Oliveira, Aracy Balabanian e Denise Fraga.

A autora
Nascida na cidade do Porto, em Portugal, Maria Adelaide Amaral deixou o jornalismo para se dedicar à dramaturgia. Sua estreia como autora de teatro foi em 1974, com a peça “Resistência”, inspirada no corte de funcionários de uma empresa em São Paulo. Dois anos depois, escreveu “Bodas de Papel”, que recebeu vários prêmios de crítica. É autora de mais de 14 obras para o teatro.

Seu primeiro romance, “Luísa – Quase uma História de Amor”, lançado em meados dos anos 1980, lhe garantiu o prêmio Jabuti de 1986.

A escritora começou a escrever para a televisão na Globo, em 1990, como colaboradora de Cassiano Gabus Mendes na novela “Meu Bem, Meu Mal”. Seu primeiro trabalho como autora principal foi o remake da novela “Anjo Mau”, também de Gabus Mendes. É autora de minisséries históricas de sucesso na Globo, como “A Muralha”, “A casa das sete mulheres” e “JK”.

Próximo encontro
A próxima edição do Clube de Leitura, em 5/10, às 19h, terá como tema o livro “Os Maias”, de Eça de Queiroz, e contará com a presença do escritor Carlos Reis, professor da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. O Clube de Leitura da Apamagis é gratuito e voltado a associados da Apamagis.

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • “Da oportunidade ao êxito: reinventando-se na aposentadoria” é o tema da palestra que […]

  • Em mais uma atuação em prol da Magistratura, desenvolvida em Brasília, o Presidente Thiago Massad, […]

  • A Apamagis promove, no dia 6/8, a palestra “O projeto de reforma do […]

NOTÍCIAS RELACIONADAS