Clube de Leitura da Apamagis retoma a literatura russa em junho, com livro de Dostoiévski
Um homem doente, mau e desagradável. É assim que se descreve o personagem-narrador de “Memórias do Subsolo”, livro de Fiódor Dostoiévski (1821-1881) que será tema do próximo Clube de Leitura da Apamagis online, marcado para 1º/6 às 19h, com participação especial da professora russa de literatura Elena Vássina.
Associados já podem fazer a inscrição, enviando nome completo e número de celular para o e-mail clubedeleitura@apamagis.org.br.
São 152 páginas de uma história densa, dividida em duas partes. Na primeira, “O subsolo”, o personagem-narrador, que não tem nome, desabafa sobre a forma como enxerga a vida, os problemas e a si mesmo. Num fluxo contínuo, faz um ataque contra tudo e contra todos, investindo contra a superstição e a ciência, o progresso e o atraso, a razão e a falta desta.
Na segunda parte, chamada “A propósito da neve molhada”, recorda alguns eventos do passado que o marcaram, como a vez que ele e um oficial se esbarraram em uma espécie de bar, gerando nele um sentimento de raiva. Muito tempo depois, o narrador ainda pensava em uma forma de vingança.
Ele também lembra de um jantar com colegas de infância, dos quais não gostava. Embora a antipatia fosse recíproca, ele insistia em tentar se entrosar com o grupo.
Em outro momento, o personagem-narrador conta sobre seu encontro com uma prostituta, com a qual manteve uma relação permeada de carinho e maus-tratos.
Convidada especial
Essa será a quarta participação da professora Elena Vássina para discutir obras russas no Clube de Leitura. Será, também, a segunda obra sobre Dostoiévski levada ao debate.
“Quem não a conhece vai adorar. Ela é russa de Moscou, mestre e especialista em literatura russa. É um encontro para ser aproveitado ao máximo. Vamos falar não só da obra, mas do autor e da literatura russa”, disse a magistrada e mediadora do Clube de Leitura, Danielle Martins Cardoso, no último encontro, em 6/4.
A mais recente participação de Elena Vássina foi para falar de “Anna Kariênina”, de Tolstói, em fevereiro de 2020, ainda no encontro presencial na sede social da Apamagis.
Antes, havia participado dos encontros sobre “Os Irmãos Karamázov”, de Dostoiévski, em agosto de 2019, e “A Morte de Ivan Ilitch”, de Tolstói, em setembro de 2018.
Elena Vássina é formada na Faculdade de Letras da Universidade Estatal de Moscou Lomonóssov (MGU). Possui mestrado em Literatura Comparada pela Universidade Estatal de Moscou, doutorado em História e Teoria de Arte e pós-doutorado em Teoria e Semiótica de Cultura e Literatura pelo Instituto Estatal de Pesquisa da Arte (Rússia). É professora da Literatura e Cultura Russas na USP (Universidade de São Paulo).
O Tribunal de Justiça de São Paulo inaugurou, nesta terça-feira (29/4), no 3º andar do […]
A Apamagis promoveu na última segunda-feira (28/4), no Fórum Criminal da Barra Funda, em São […]