Curso Futuro do Judiciário em Perspectiva Comparada está disponível na Central de Vídeos da EPM
Assim como todas as esferas da sociedade, o Poder Judiciário é diretamente impactado pela dinâmica da transformação social. Os avanços tecnológicos, a complexidade da temática de gênero e a judicialização da política são desafios compartilhados pelo Brasil e diversos países ao redor do mundo. Para refletir sobre essas questões e promover um intercâmbio de experiências e ideias, a EPM (Escola Paulista da Magistratura) e a Apamagis promoveram, de 7 a 28 de junho, o curso “Futuro do Judiciário em Perspectiva Comparada”, sob a coordenação do desembargador Walter Barone, presidente da Federação Latino-Americana de Magistrados (Flam) e diretor de Relações Internacionais da Apamagis, e da juíza de Direito Camila de Jesus Mello Gonçalves.
Realizado via plataforma Zoom, o curso contou com tradução simultânea e palestras de grandes nomes do Direito e do Poder Judiciário brasileiro e de países como México, Costa Rica, Paraguai, Chile e Argentina.
Confira a cobertura das aulas e acesse as gravações disponíveis na Central de Vídeos da EPM:
7/6 – EPM e Apamagis iniciam o curso ‘Futuro do Judiciário em perspectiva comparada’
Com o debate “A harmonia entre o avanço tecnológico e a humanização da Justiça: desafios da pós-modernidade”, teve início ontem (7) o curso Futuro do Judiciário em perspectiva comparada, promovido pela EPM e pela Associação Paulista de Magistrados (Apamagis). As exposições foram ministradas pelos desembargadores José Renato Nalini, ex-presidente do TJSP, e Sergio Javier Medina Peñaloza, diretor da Escola da Magistratura do Estado do México e ex-presidente do Tribunal Superior de Justiça do Estado do México.
O tema “Poder Judiciário e redes sociais: comunicação institucional e manifestação individual” foi debatido na aula do dia 14 do curso Futuro do Judiciário em perspectiva comparada, promovido pela EPM e pela Associação Paulista de Magistrados (Apamagis). As exposições foram ministradas pela desembargadora Elodia Almirón Prujel, do Paraguai; e pela juíza Adriana Orocu Chavarría, da Costa Rica; com a participação do diretor da EPM, desembargador Luis Francisco Aguilar Cortez; e dos coordenadores do curso, desembargador Walter Rocha Barone, presidente da Federação Latino-americana de Magistrados (Flam); e juíza Camila de Jesus Mello Gonçalves.
A Escola Paulista de Magistrados em parceria com a Apamagis promove o curso Futuro do Judiciário em perspectiva comparada, que chegou, nesta segunda-feira (21/6), à sua terceira aula. Estiveram presentes os coordenadores do curso, o desembargador Walter Rocha Barone e a juíza Camila de Jesus Mello Gonçalves, além das palestrantes a presidente da Apamagis, Vanessa Mateus, e a juíza de Família em Santiago, no Chile, Macarena Rebolledo Rojas. O tema desta terceira aula girou em torno de questões de gênero, como políticas afirmativas para mulheres em cargos de liderança no Judiciário e na política, divisão sexual do trabalho nas esferas pública e doméstica, violência contra a mulher, entre outras.
Na quarta e última aula, ministrada nesta segunda-feira sob o tema: “Separação dos Poderes e Ativismo Judicial”, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi um dos palestrantes, ao lado do desembargador e presidente da Federação Argentina de Magistratura, Ariel Ariza. O curso conta com a coordenação do desembargador Walter Rocha Barone, presidente da Federação Latino-americana de Magistrados (Flam), e da juíza Camila de Jesus Mello Gonçalves.
Apamagis promove na sexta (21/3), na sede social, o Lançamento de Livros de Magistrados Autores 2025
Na próxima sexta-feira (21/3), será realizado o Lançamento de Livros de Magistrados Autores 2025, na […]
Os 30 anos do Nuapsi (Núcleo de Atendimento Psicossocial aos magistrados e funcionários do Tribunal […]
O Conselho Nacional do Ministério Público realizou, nesta terça-feira (18/3), em sua sede, em Brasília, […]