Diretores apresentam a Apamagis aos juízes do concurso 190, na Escola Paulista da Magistratura
A diretoria executiva apresentou a Apamagis, na manhã desta sexta-feira (26/7), aos 126 novos juízes do concurso 190, empossados no último dia 19/7, e que iniciaram, esta semana, o Curso de Formação Inicial, na Escola Paulista da Magistratura.
A apresentação contou, logo de início, com a exibição de um vídeo, mostrando que a Apamagis em seus 71 anos de existência está voltada para a defesa da Magistratura, garantindo prestação de serviços e representatividade a magistrados paulistas. E que o associativismo é a força da Magistratura paulista. Pelo vídeo, os novos juízes souberam que a Associação ocupa e está sempre presente nos principais espaços de decisão que envolvem a carreira jurídica.
As informações passadas por meio dos vídeos foram reforçadas, em seguida, presencialmente, pelo presidente Thiago Massad, que relatou a atribulada agenda à frente da Associação para garantir direitos aos magistrados, a importância de dialogar com as instâncias superiores do Judiciário para discutir prioridades associativas, com o Legislativo, em São Paulo e em Brasília. “Não tem outra forma de praticar o associativismo, senão pela colaboração de todos e pelo diálogo. A Apamagis só é ouvida se tiver um tom de voz muito forte. E o tom de voz vem dos associados.” Thiago Massad também destacou a parceria valiosa nas lutas associativas com a AMB.
O presidente da Apamagis também contou aos juízes empossados que a harmonia e o diálogo com o Tribunal de Justiça de São Paulo resultaram nesses primeiros meses de 2024 em muitas conquistas, “algumas que não conseguíamos há anos”. Ressaltou, ainda, a preocupação da presidência com os associados aposentados, e lembrou que este ano foi estendido às pensionistas o auxílio saúde.
Ataques contra os juízes também mereceram abordagem na apresentação do presidente da Apamagis. Quando isso acontece, segundo ele, “aciona-se o primeiro gatilho de defesa, que é nossa assessoria de imprensa. É ela que atende os juízes, mapeia as mídias sociais e a imprensa tradicional e protege o magistrado, por meio de um trabalho desenvolvido com a assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça. Em seguida, caso haja violação de prerrogativas são acionados os Departamentos Jurídico e de Prerrogativas. Então, fazemos uma análise do caso, emitimos um parecer favorável a uma assistência jurídica, que será prestada por escritórios de advocacia contratados pela Apamagis”.
No encontro com os novos juízes, foram abordados pontos importantes sobre plano de saúde, CCH (Caixa de Assistência Complementar Médica e Hospitalar) e Fundo de Emergência. A realização do Enaje (Encontro Nacional dos Juízes Estaduais) foi outro tema da exposição desta sexta-feira. O evento, nesta edição, é resultado da parceria entre a AMB e a Apamagis e acontecerá em novembro, no Memorial da América Latina.
O 1º vice-presidente Walter Barone relatou aos novos juízes as ações para atualização e especialização acadêmica, garantidas graças a convênios da Apamagis com instituições nacionais e estrangeiras. Walter Barone também destacou ser importante a filiação não apenas à Apamagis, mas à AMB para fortalecer a entidade junto à União Internacional de Magistrados (UIM) – maior associação de juízes do mundo – , da qual é vice-presidente.
Eventos, atividades, integração foram pontos tratados pela 2ª vice-presidente, Laura de Mattos Almeida. A magistrada relatou ações desenvolvidas pelas esposas de magistrados que atuam no Departamento Feminino e de Ação Social em prol de instituições assistenciais, inclusive a Campanha do Agasalho, em parceria com o Fundo Social do Estado de São Paulo.
A juíza Tatiane Moreira Lima, representando a Apamagis Mulher, disse que a Secretaria atua em prol dos interesses das associadas envolvendo questões de gênero. Para exemplificar, falou sobre ações que vem sendo desenvolvidas, com o intuito de garantir que as juízas lactantes trabalhem na modalidade remota, a respeito da defesa de mulheres vítimas de violência doméstica em situação de vulnerabilidade e também de ações sociais. Tatiane Lima anunciou a realização de uma pesquisa para saber o que as associadas desejam da Apamagis.
Ainda compuseram a mesa da apresentação da Apamagis, na EPM, os diretores Fábio Falcone Garcia, diretor jurídico; Renato Siqueira, diretor financeiro; Tiago Henrique Grigorini, diretor-adjunto jurídico, além do associado e presidente da diretoria-executiva da Magiscred, Luís Paulo Aliende Ribeiro.
Renato Siqueira destacou aos novos juízes o controle rígido com que a diretoria conduz as contas da Apamagis. Comentou sobre a auditoria externa realizada anualmente e garantiu que “tudo é feito com total segurança”.
O diretor Fábio Falcone Garcia disse que o Departamento Jurídico recebe queixas sobre conflitos em audiências e que todas as demandas recebem assessoria extremamente qualificada. “A Apamagis é feita de cada um de nós. E, como nosso presidente fala, é o porto seguro dos magistrados.” Assim se manifestou Tiago Grigorini aos colegas empossados, ao mesmo tempo em que assegurou que o trabalho do juiz é silencioso e que “tudo depende de união”.
Luís Paulo Aliende Ribeiro, em sua manifestação, enalteceu a importância do trabalho da Associação paulista em parceria com a AMB. “A Apamagis merece toda atenção e é nossa força institucional.”
Para ver mais fotos no Flickr da Apamagis, clique aqui
- O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, foi […]
NOTA PÚBLICA
A APESP, APAMAGIS, APMP, APMSP, ADPESP, APADEP e AFRESP manifestam sua preocupação […]
O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Fernando Antonio Torres Garcia, participou, nesta […]