Em reunião do Conselho Executivo, AMB discute a apresentação da Nova VTM e as novas diretrizes da entidade
Nesta quinta-feira (9), o Conselho Executivo da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) se reuniu em Brasília (DF) para debater a reapresentação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Valorização Por Tempo de Magistratura (VTM); apresentar as novas diretrizes; as políticas institucionais da entidade e a organização dos próximos Jogos Nacionais da Magistratura.
Na última sexta-feira (03), o Presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, se comprometeu em atuar na apresentação de uma nova Proposta de Emenda à Constituição, ainda em 2023, no Congresso Nacional — para reestruturação da carreira da Magistratura. O próprio Senador afirmou que redigirá e apresentará o novo texto.

Vanessa Mateus participou da reunião | Foto: AMB
“Ele é um líder sensível aos problemas da nação. Consciente e responsável, enxerga as distorções que estão fazendo da Magistratura brasileira um lugar de passagem para outras atividades, no setor público e privado. Reconhece a importância de uma reestruturação da carreira da Magistratura para que sejam mantidos os melhores quadros, capazes de contribuir para o perfeito funcionamento da democracia brasileira e garantia dos direitos do cidadão”, elogiou o Presidente da AMB, Frederico Mendes Júnior.
Segundo o Magistrado, a entidade será uma das principais interlocutoras da pauta no Congresso Nacional e trabalhará para a aprovação da PEC.
Novas diretrizes da AMB
No encontro, discutiu-se também a necessidade de um amplo diálogo entre os Vice-presidentes, Diretores, Coordenadores, Conselheiros e Presidentes das associações estaduais e regionais.
Na ocasião, o Presidente da AMB, Frederico Mendes Júnior, destacou que a atual gestão é compartilhada entre todos os membros do Conselho. “A nossa gestão é feita por cada um de vocês. Nós trabalhamos juntos para nos lembrarmos quem nós somos, de onde viemos e para onde vamos. Esse é o nosso trabalho na AMB: atuarmos todos juntos em prol da Magistratura”, disse.
O Presidente da entidade ainda falou sobre as mudanças que estão sendo realizadas dentro da AMB para melhor atender o associado. “Nos últimos anos, percebemos uma mudança no perfil da Magistratura e como os nossos associados veem o movimento político e associativo. A nossa gestão trabalha para o associado, sempre em defesa das prerrogativas e dos direitos dos Magistrados”.
Jogos Nacionais da Magistratura
Durante a reunião, os magistrados também trataram da importância de um dos principais momentos de união e confraternização – os Jogos Nacionais da Magistratura.
“Os jogos são muito importantes para que os Magistrados e suas famílias participem e confraternizem”, disse o Diretor de Esportes da AMB, José Antônio Flores.
O evento será realizado em novembro de 2023 e o local ainda será definido junto às associações estaduais interessadas na realização dos jogos.
Também estiveram presentes na reunião o Vice-Presidente Institucional, Luís Cláudio Martinewski; a Vice-Presidente de Assuntos Legislativos, Eunice Haddad; a Vice-Presidente Administrativa, Julianne Freire Marques; a Vice-Presidente de Valorização do Magistrado e Políticas Remuneratórias, Patrícia Carrijo; o Vice-Presidente de Gestão e Planejamento Estratégico, Emanuel Bonfim Carneiro; a Vice-Presidente de Assuntos Trabalhistas, Andrea Waldrigues; o Vice-Presidente de Justiça e Inovação, Fernando Chemin Cury; a Vice-Presidente de Direitos Humanos, Joriza Magalhães Pinheiro; o Vice-Presidente de Assuntos Ambientais e Sustentabilidade, Marcelo Pizolati; o Vice-Presidente de Aposentados, Nilton Santos Oliveira; a Vice-Presidente de Assuntos Jurídicos, Rosimeire das Graças do Couto; a Coordenadora da Justiça Estadual, Vanessa Mateus; o Coordenador da Justiça Trabalhista, Sérgio Polastro; o Coordenador da Justiça Federal, Anderson Furlan; a Coordenadora de Aposentados, Leila Torelly Fraga; a Tesoureira Maria Isabel da Silva; o Tesoureiro-Adjunto, Márcio Tokars; os Conselheiros Fiscais os, Marianne Júdice de Mattos, Jussara Wandscheer e Thiago Brandão; o Secretário-Geral da AMB, Adriano Seduvim; os Secretários Geraldo Dutra de Andrade Neto, Marcel Ferreira dos Santos, Jair Francisco dos Santos e Carlos Alberto Martins Filho; o Diretor de Prerrogativas, Ney Alcântara; o Diretor-Geral da Diretoria de Assuntos Legislativos, Leonardo Trigueiro; o Diretor de Assuntos Legislativos, Fernando Bueno da Graça; o Diretor do AMB Lab, Max Nunes; o Presidente da AMAPAR, Jederson Suzin; o Presidente da AMASE, Roberto Alcântara; o Presidente da AMARN, Andreo Marques; o Presidente da Almagis, Hélio Pinheiro; os Assessores da Presidência, Edmundo Franca e Vera Lúcia Deboni; e o Ex-Presidente da AMB, Nelson Calandra.
Com informações da AMB
O Presidente Thiago Massad participou, nesta terça-feira (21/10), da assinatura do Termo de Cooperação firmado […]
O Presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Fernando Antonio Torres Garcia, participou nesta […]
Na próxima segunda-feira, 27/10, não haverá expediente presencial na sede administrativa e no restaurante da […]