ENM encerra módulo inicial do curso FOFO Brasil realizado na Escola Paulista da Magistratura
A primeira edição itinerante FOFO Brasil, Curso de Formação de Formadores Nível 1 Módulo 1, em São Paulo, foi encerrada nesta sexta-feira (14/2) em um evento informal na Escola Paulista da Magistratura (EPM), com as presenças do Presidente Thiago Massad, da Apamagis, e do Vice-Diretor da Escola Nacional da Magistratura (ENM), Desembargador Caetano Levi Lopes. Professores e alunos reuniram-se em uma das salas de aula, onde docentes agradeceram aos magistrados pela jornada compartilhada e houve uma dinâmica entre os participantes.
O Curso de Formação de Formadores em São Paulo, realizado pela ENM e pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), em parceria com a EPM e com apoio da Apamagis, teve início no dia 12/2. O Desembargador Gilson Delgado Miranda, Diretor da EPM, fez a abertura, ao lado do Vice-Diretor da ENM; da Juíza Ana Conceição Barbuda Sanches Guimarães Ferreira, do TJBA, Coordenadora do curso; e do Desembargador Ricardo Cunha Chimenti, Vice-Diretor da EPM.
Em seu discurso no encerramento, Thiago Massad apontou que o curso tem afinidade com o espírito associativo: “São colegas que querem ensinar e aprender a passar para frente o que é importante na Magistratura”. O Presidente da Apamagis destacou, ainda, a relevância da união e da ajuda mútua entre colegas. Também participou do encerramento o Diretor-Adjunto de Secretaria, José Fabiano Camboim.

Após o evento, o Vice-Diretor da ENM, Caetano Levi Lopes, disse que sua avaliação do FOFO Brasil em São Paulo foi a melhor possível. “Nós tivemos aqui colegas do Rio Grande do Sul e do Pará, ou seja, os extremos do Brasil”, afirmou. “Isso é muito enriquecedor, porque as experiências que cada um traz são compartilhadas.”
Caetano Levi Lopes destacou, ainda, comentários de alunos que ficaram “surpreendidos com a qualidade e a dinâmica do curso”.

A Juíza Marta Oliveira de Sá, do TJSP, foi uma das alunas que considerou o curso uma experiência surpreendente: “Achava que era mais teórico e expositivo, mas me surpreendeu a humanidade que é trazida na essência do formador, não só como um professor, mas um educador”.
O Juiz Rafael Burgarelli Mendonça Telles, do TJPE, ressaltou que o curso “foi um despertar, porque passamos a ver nosso trabalho e a possibilidade de formação, agora como formadores, de uma outra maneira”. Segundo o magistrado, o FOFO mostrou como é possível ensinar o conteúdo não apenas de forma racional, mas também a partir de uma conexão emocional que leva o aluno a se transformar com o conhecimento apresentado.
O curso completo é dividido em três níveis. São Paulo recebeu o Nível 1, Módulo 1, mas a formação se completa com três módulos. As etapas seguintes devem ser realizadas on-line.
Os três dias de atividades contaram com a participação de magistrados dos Tribunais de Justiça de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Pará, Amazonas, Amapá, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Sul, dos Tribunais Regionais Eleitorais de Minas Gerais e Pará e dos Tribunais de Justiça Militar de São Paulo e Minas Gerais.
Além do Desembargador Caetano Levi Lopes e da Juíza e Coordenadora do FOFO Brasil, Ana Conceição Barbuda, integraram a equipe de formadores o Desembargador José Henrique Rodrigues Torres; os Juízes José Eugenio do Amaral Souza Neto e Ana Luiza Queiroz do Prado; o Juiz federal Vladimir Santos Vitovsky, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região; os Professores Fernando de Assis Alves e Gabriel Henrique Collaço; e a Diretora da Divisão de Apoio Pedagógico da Escola da Magistratura do Rio de Janeiro (Emerj), Simone Cuber Araújo Pinto.

Presidente da Apamagis prestigia posse do Advogado Paulo Cesar Salomão como membro efetivo do TRE-RJ
Thiago Massad participou, nesta quinta-feira (22/1), da cerimônia de posse do Advogado Paulo Cesar Salomão […]
A declaração do novo Presidente do TJSP, Francisco Loureiro, durante a Festa de Confraternização da […]
O Coral Associação Paulista de Magistrados volta às atividades no próximo dia 4/2, embalado pelo […]