ENM encerra módulo inicial do curso FOFO Brasil realizado na Escola Paulista da Magistratura
A primeira edição itinerante FOFO Brasil, Curso de Formação de Formadores Nível 1 Módulo 1, em São Paulo, foi encerrada nesta sexta-feira (14/2) em um evento informal na Escola Paulista da Magistratura (EPM), com as presenças do Presidente Thiago Massad, da Apamagis, e do Vice-Diretor da Escola Nacional da Magistratura (ENM), Desembargador Caetano Levi Lopes. Professores e alunos reuniram-se em uma das salas de aula, onde docentes agradeceram aos magistrados pela jornada compartilhada e houve uma dinâmica entre os participantes.
O Curso de Formação de Formadores em São Paulo, realizado pela ENM e pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), em parceria com a EPM e com apoio da Apamagis, teve início no dia 12/2. O Desembargador Gilson Delgado Miranda, Diretor da EPM, fez a abertura, ao lado do Vice-Diretor da ENM; da Juíza Ana Conceição Barbuda Sanches Guimarães Ferreira, do TJBA, Coordenadora do curso; e do Desembargador Ricardo Cunha Chimenti, Vice-Diretor da EPM.
Em seu discurso no encerramento, Thiago Massad apontou que o curso tem afinidade com o espírito associativo: “São colegas que querem ensinar e aprender a passar para frente o que é importante na Magistratura”. O Presidente da Apamagis destacou, ainda, a relevância da união e da ajuda mútua entre colegas. Também participou do encerramento o Diretor-Adjunto de Secretaria, José Fabiano Camboim.
Após o evento, o Vice-Diretor da ENM, Caetano Levi Lopes, disse que sua avaliação do FOFO Brasil em São Paulo foi a melhor possível. “Nós tivemos aqui colegas do Rio Grande do Sul e do Pará, ou seja, os extremos do Brasil”, afirmou. “Isso é muito enriquecedor, porque as experiências que cada um traz são compartilhadas.”
Caetano Levi Lopes destacou, ainda, comentários de alunos que ficaram “surpreendidos com a qualidade e a dinâmica do curso”.
A Juíza Marta Oliveira de Sá, do TJSP, foi uma das alunas que considerou o curso uma experiência surpreendente: “Achava que era mais teórico e expositivo, mas me surpreendeu a humanidade que é trazida na essência do formador, não só como um professor, mas um educador”.
O Juiz Rafael Burgarelli Mendonça Telles, do TJPE, ressaltou que o curso “foi um despertar, porque passamos a ver nosso trabalho e a possibilidade de formação, agora como formadores, de uma outra maneira”. Segundo o magistrado, o FOFO mostrou como é possível ensinar o conteúdo não apenas de forma racional, mas também a partir de uma conexão emocional que leva o aluno a se transformar com o conhecimento apresentado.
O curso completo é dividido em três níveis. São Paulo recebeu o Nível 1, Módulo 1, mas a formação se completa com três módulos. As etapas seguintes devem ser realizadas on-line.
Os três dias de atividades contaram com a participação de magistrados dos Tribunais de Justiça de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Pará, Amazonas, Amapá, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Sul, dos Tribunais Regionais Eleitorais de Minas Gerais e Pará e dos Tribunais de Justiça Militar de São Paulo e Minas Gerais.
Além do Desembargador Caetano Levi Lopes e da Juíza e Coordenadora do FOFO Brasil, Ana Conceição Barbuda, integraram a equipe de formadores o Desembargador José Henrique Rodrigues Torres; os Juízes José Eugenio do Amaral Souza Neto e Ana Luiza Queiroz do Prado; o Juiz federal Vladimir Santos Vitovsky, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região; os Professores Fernando de Assis Alves e Gabriel Henrique Collaço; e a Diretora da Divisão de Apoio Pedagógico da Escola da Magistratura do Rio de Janeiro (Emerj), Simone Cuber Araújo Pinto.
O Fórum João Mendes Júnior, no Centro da Capital, realizou nesta quarta-feira (26/3) solenidade de […]
O 1º Vice-Presidente da Apamagis, Desembargador Walter Barone, recebe na quarta-feira (26/3) comenda da Ordem […]
A Apamagis realizou, na sexta-feira (21/3), o Lançamento de Livros de Magistrados Autores, na sede […]