Escola Nacional de Magistratura promove palestras com juízas afegãs no seminário “Democracia e Justiça no Afeganistão”
A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e a Escola Nacional de Magistratura (ENM) convidam os associados da Apamagis para participarem do seminário “Democracia e Justiça no Afeganistão”, nesta quinta-feira, 23/2, às 9h.
O seminário é idealizado pela ENM e pelas magistradas afegãs resgatadas pela AMB, que serão responsáveis pelas palestras. As inscrições serão feitas mediante a doação de valor mínimo de R$ 50 por meio do site http://nosporelas.com, e todo valor arrecadado será revertido integralmente para as afegãs e seus respectivos familiares.
Ao todo, sete juízas afegãs (que não terão as identidades reveladas) ministrarão palestras. O evento ainda contará com a presidente da AMB, Renata Gil, na mesa diretora e com o diretor da ENM, desembargador Caetano Levi Lopes. A coordenação será feita pelo 1º vice-presidente da Apamagis e secretário-adjunto de Relações Internacionais da AMB, Walter Barone; pela diretora da AMB Mulheres, Domitila Manssur; e pela coordenadora executiva da ENM, Marcela carvalho Bocayuva.
O seminário
O evento visa analisar e esclarecer pontos da Constituição Afegã de 2004, que previa a igualdade de direitos entre homens e mulheres, assim como abordar a relação entre o Estado e a religião.
A sharia, nome dado à Lei Islâmica, o atual sistema de ordenamento jurídico e as condições de igualdade de gênero no Afeganistão são temas que também serão abordados nas palestras.
O seminário será exibido, ao vivo, pela plataforma Zoom, com o suporte técnico e a expertise no ensino virtual da Escola Nacional de Magistratura. A duração prevista do evento é de 4 horas, e a ENM emitirá certificado aos participantes do seminário.
Resgate das juízas afegãs
Desde a tomada do poder pelo regime do Talibã, a AMB esteve à frente de uma articulação pelo resgate das magistradas afegãs e seus familiares, que estavam sendo perseguidos politicamente. No período democrático vivido nos últimos anos no país, essas juízas participaram da condenação de muitos dos líderes do Talibã.
Em mais uma atuação em prol da Magistratura, desenvolvida em Brasília, o Presidente Thiago Massad, […]
A Apamagis promove, no dia 6/8, a palestra “O projeto de reforma do […]
O TJSP instalou nesta terça-feira (15/7), no Complexo Judiciário Ministro Mário Guimarães (Fórum Criminal da […]