Gênio do barroco, Johann Sebastian Bach é tema de aula promovida pela Apamagis Cultural
Autor de mais de mil músicas, organista, cravista, violista, violinista, cantor, professor, ícone do barroco e um dos grandes gênios da música, Johann Sebastian Bach (1685-1750) terá vida e obra comentados na aula “Bach, A Transfiguração da Música”, do curso Conexão Musical, ministrado pelo professor Antonio Carlos Toze.
O encontro, voltado a associados, será realizado no dia 11/5, às 19h, pela plataforma Zoom da Apamagis. Os interessados já podem se inscrever, enviando nome completo e número do celular para o e-mail eventos@apamagis.org.br.
“Temos por convenção que Johann Sebastian Bach foi o primeiro dos primeiros. Foi o primeiro compositor a ter sintetizado tudo o que veio antes dele e ter criado uma linguagem que influenciou todas as gerações posteriores”, ressalta Antonio Carlos Toze. “Bach também cria novas formas de expressão que nem na sua época foram assimiladas.”
Mais da metade do acervo de Bach é de caráter sacro, como explica Toze, mas o compositor também escreveu obras fora desse universo, por interesse próprio. “Por causa dos alunos e filhos, Bach também criou uma obra pedagógica importante. Não há aluno de música que não estude Bach a partir do segundo ano de violoncelo, violino, piano, do que for, e continue estudando-o pelo resto da vida”, afirma.
Assim como nos quatro encontros realizados pela Apamagis na série Conexões Culturais no ano passado, o professor vai estabelecer pontes entre Bach e outras artes e com a filosofia. Irá, por exemplo, mostrar como o compositor foi influenciado pela religião luterana, pelo pensamento do filósofo Immanuel Kant (1724-1804), e vai traçar, ainda, um paralelo entre o que foi o barroco na Alemanha, na Itália e na França.
Algumas das principais obras serão apresentadas ao público, em uma aula que vai mesclar som e imagens. “Vamos ouvir muita coisa, desde os concertos de Brandemburgo até as obras para teclado e violoncelo, e vou fazer analogia com Villa-Lobos, autor das ‘Bachianas’. É sempre tudo dentro de um contexto”, explica o professor.
Os participantes também conhecerão detalhes sobre a vida do compositor, que teve 20 filhos em dois casamentos e perdeu a visão.
“Vai ser um momento de inspiração para todos os ouvintes”, diz Toze, que já indica aos interessados uma música de Bach para ser conferida pelo YouTube: “Missa em Si Menor BWV 232”, executada pela Netherlands Bach Society.
“Nada nesse mundo é tão sublime quanto esses preciosos minutos na companhia da maior obra de arte musical. Aqui, o humano encontra o sublime e nos elevamos às esferas. Aqui, nos encontramos como seres humanos diante de algo maior: Deus”, destaca Toze, sobre essa execução. “Esta performance é magnífica, com instrumentos originais, com a quantidade exata de excelentes instrumentistas. Ouçam, aos poucos, dia após dia, pois uma vida é insuficiente para tanto deleite espiritual.”
Professor
Antonio Carlos Toze é formado em Comunicação e Marketing pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) e pós-graduado em Designer Estratégico e Criativo pelo Instituto Europeo di Design. É também músico erudito e realizou cursos avançados de História da Arte e Cultura na Accademia Europea di Firenze, na Itália. Sua página no Instagram é @overtoze.
A Apamagis irá realizar a partir de 20 de janeiro de 2025 obras nas quadras […]
Criado no ano passado, com apoio do Presidente Thiago Massad e desejo de associados, o […]
A sede social vai passar por reformas a partir do dia 30/12. As obras serão […]