Integrantes do OE destacam lisura do processo democrático no TJSP

18 de novembro de 2021

Na sessão do Órgão Especial realizada ontem (17) – a primeira após as eleições para os cargos de direção e de cúpula do Tribunal de Justiça de São Paulo e da Escola Paulista da Magistratura (EPM) – integrantes do colegiado aproveitaram a oportunidade para falar sobre a disputa ética e transparente. Também ressaltaram a tranquilidade com que transcorreu todo o processo democrático, além de parabenizarem os candidatos pela postura ao longo das eleições.

Os desembargadores João Francisco Moreira Viegas e James Alberto Siano, por exemplo, enalteceram a atuação de todos os participantes. “Entendo que não há vencidos e vencedores. Todos merecem os nossos votos e reconhecimento pelo muito que fazem e fizeram pelo Tribunal. Tenho certeza de que os colegas que participaram buscavam a construção de um Tribunal mais justo, próximo da sociedade e democrático”, disse Moreira Viegas. “Quero cumprimentar aqueles que participaram da eleição e a forma exemplar como se deu o pleito. A disputa eleitoral para a Presidência foi bastante acirrada, o que mostra que estávamos bem representados, seja quem fosse eleito. Ao desembargador Ricardo Anafe, reservo meus desejos de muita sorte e luz nesse caminho que trilhará. Confiamos em Sua Excelência e temos a certeza de que irá nos orgulhar”, falou James Siano.

Os desembargadores Ademir de Carvalho Benedito e Roberto Caruso Costabile e Solimene integram o OE e também compõem a chapa vencedora para a direção da EPM. Eles receberam homenagens e votos de uma profícua gestão. “Agradeço as palavras em nome da Diretoria eleita, comandada pelo desembargador José Maria Câmara Júnior”, disse Ademir Benedito. “Agradeço o sufrágio de confiança. A eleição foi um sucesso porque ganhou o Tribunal, instituição abençoada por ter grandes nomes”, afirmou Roberto Solimene.

Após as manifestações dos colegas ao longo de toda a sessão, o presidente eleito, desembargador Ricardo Mair Anafe, agradeceu pelas saudações e cumprimentou todos os magistrados eleitos para o TJSP e EPM e os demais candidatos. “Quero destacar a postura do meu amigo Luis Soares de Mello, que também concorreu à Presidência. A disputa foi de uma lisura absoluta e ele sempre se comportou com uma galhardia sem igual”, afirmou. O desembargador também enalteceu a condução dos trabalhos pelo presidente Geraldo Francisco Pinheiro Franco. “Rendo minhas homenagens ao presidente na condução do processo, que foi perfeita. O retardo na totalização dos votos foi uma questão de informática e tiveram que reiniciar o sistema, que tem muitos aplicativos. Nada demais.”

Ao encerrar sua fala, Ricardo Anafe homenageou os “grandes protagonistas que fazem a festa democrática do Tribunal – os eleitores”. Votam para os cargos de direção do TJSP e EPM todos os desembargadores da Corte. Já para os cargos de cúpula, os desembargadores votam para o presidente da Seção que integram – Direito Criminal, Direito Público e Direito Privado. “A eleição acaba e o Tribunal continua unido em um objetivo comum – a elevação da instituição, da Magistratura e a valorização dos nossos servidores”, disse.

O vice-presidente do TJSP, desembargador Luis Soares de Mello, comandou a sessão do Órgão Especial em razão da ausência do presidente Pinheiro Franco, que está em compromisso institucional no interior do Estado. Ele também agradeceu as manifestações e parabenizou os vencedores. “Quero registrar agradecimentos a cada um pelas palavras em relação a minha postura. O Tribunal é uno e estamos pensando na instituição. O desembargador Ricardo Anafe foi um grande concorrente em todos os sentidos, sem qualquer mínimo entrevero. Sempre unidos, embora adversários na eleição. O TJSP continuará em altíssimo patamar nas mãos de Vossa Excelência e de todo o novo Conselho Superior da Magistratura.”

Fonte: TJSP

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • O presidente da Apamagis, Thiago Massad, participou, em 13/5, da visita institucional realizada pelo ministro […]

  • O Pop Rua Jud Sampa – Registre-se! começou nesta segunda-feira (13/5), e a Apamagis apoia […]

  • O TJSP realizou solenidade de encerramento do IV Enam (Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário) […]

NOTÍCIAS RELACIONADAS