João Grandino Rodas saúda investimento da Apamagis em pesquisa em sua coluna no site Conjur
O presidente do Cedes (Centro de Estudos de Direito Econômico e Social), João Grandino Rodas, publicou um artigo na coluna que possui no site Consultor Jurídico (Conjur) nesta quinta-feira (19/8) em que traz um panorama sobre a formação do Direito no Brasil e a necessidade de estudos e pesquisa para o desenvolvimento da área. Nesse sentido, o também advogado, economista e professor saudou a iniciativa da Apamagis de investir em pesquisa e destacou o levantamento encomendado pela Associação ao Ipespe (Instituto de Pesquisas Econômicas, Políticas e Sociais), lançado em maio deste ano, o JUSBarômetro.
“Tal iniciativa deve ser saudada, pois o resultado de pesquisas, máxime as de cunho periódico, evidencia realidades, muitas vezes divergentes da mera intuição coletiva. Pesquisas bem-feitas servem não somente para bem informar a população, mas também para que as correções de rumo a serem intentadas tenham mais acertos e menos erros”, escreveu o presidente do Cedes.
João Grandino ressaltou que a pesquisa mostra que o Judiciário de São Paulo – com o maior tribunal do mundo em volume de processos, nas palavras dele – foi melhor avaliado que a Justiça Federal e que os tribunais superiores do País. “Todas as instituições do sistema de Justiça de São Paulo foram brindadas com maior quantidade de ótimo/bom do que de ruim/péssimo. O mesmo aconteceu com o item confiança – maior relativamente ao sistema de Justiça estadual (49% confiam e 41% não), em comparação à federal.”
Outro ponto importante destacado pelo presidente do Cedes, e acionou um alerta no levantamento, diz respeito ao nível de informação da sociedade sobre o Poder Judiciário de São Paulo, que foi de apenas 14%. Para ele “informação deficiente impede avaliação acurada sobre todos os demais aspectos da pesquisa.”
Grandino Rodas concluiu que esta primeira edição da JUSBarômetro aponta, entre outras percepções, que quem já se utilizou dos serviços do Poder Judiciário de São Paulo se considera mais satisfeito do que os que não se utilizaram. Além disso, o aumento do conhecimento de suas ações e acerca do seu funcionamento também melhora a percepção positiva.
Por fim, o presidente do Cedes parabenizou a Apamagis pela iniciativa nas figuras da presidente Vanessa Mateus e da diretora de Imprensa da Associação, Carolina Nabarro Munhoz Rossi.
Leia a íntegra do artigo do professor João Grandino Rodas aqui.
A Apamagis realizou, na sexta-feira (21/3), o Lançamento de Livros de Magistrados Autores, na sede […]
A Apamagis lançou um abaixo-assinado, no XXXII Encontro de Coordenadores, realizado sábado (22/3), em repúdio […]
As contas do exercício de 2024 e a previsão orçamentária de 2025 foram aprovadas por […]