Jornais de Campinas, Araraquara e Maríla publicam artigo de Vanessa Mateus e Bruno Miano
Os jornais Correio Popular, de Campinas; Folha da Cidade, de Araraquara; e Marília Notícia publicaram um artigo da presidente Vanessa Mateus e do diretor jurídico da Apamagis, Bruno Miano. Sob o título: “Nova Postura do Judiciário”, o texto trouxe um panorama de como o Poder Judiciário ganhou centralidade no noticiário e no debate político nos últimos anos.
O artigo aponta que desde o julgamento da Ação Penal 470 (mensalão), com ampla repercussão na imprensa e transmissão, ao vivo, pela TV Justiça, as ações do Judiciário foram, aos poucos, ganhando cada vez mais destaque. Isso se intensificou com julgamentos polêmicos e históricos como a do aborto de feto anencéfalo, da união homoafetiva, da criminalização da LGBTfobia, entre outros.
Contudo, evidenciou-se uma grande incompreensão de jornalistas e demais formadores de opinião, seja na imprensa profissional ou nas redes sociais. Dessa forma, a Apamagis compreendeu que essa falta de compreensão também é uma responsabilidade da comunicação do Poder Judiciário.
O artigo de Vanessa Mateus e Bruno Miano destaca que a Apamagis vem fazendo a sua parte com algumas ações importantes. Uma delas foi o lançamento de uma cartilha sobre o Judiciário para a imprensa, o “Guia Básico para Jornalistas: Judiciário e Mídia”.
Outra importante ação foi o projeto de pesquisas JusBarômetro, encomendado pela Apamagis e realizado pelo Instituto de Pesquisas Políticas, Sociais e Econômicas (Ipespe). A primeira etapa do levantamento foi lançada no dia 17/5 e mostrou, entre outros pontos, que 61% dos entrevistados estão satisfeitos com o comportamento dos juízes paulistas e que quanto mais próximo do cidadão o Poder Judiciário é melhor avaliado.
Em mais uma atuação em prol da Magistratura, desenvolvida em Brasília, o Presidente Thiago Massad, […]
A Apamagis promove, no dia 6/8, a palestra “O projeto de reforma do […]
O TJSP instalou nesta terça-feira (15/7), no Complexo Judiciário Ministro Mário Guimarães (Fórum Criminal da […]