Jornal da TVT cita pesquisa JUSBarômetro e mostra aumento do medo da violência doméstica
O Seu Jornal, da rede TVT, exibiu uma reportagem nesta segunda-feira (27/9) sobre violência contra a mulher e usou como exemplo dados da pesquisa JUSBarômetro, encomendada pela Apamagis e realizada pelo Ipespe (Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas). O telejornal destacou que, segundo o levantamento, 88% das mulheres do Estado de São Paulo acham que a violência doméstica aumentou nos últimos anos.
A diretora de Relações Institucionais da Apamagis, a juíza Clarissa Tauk, falou com a reportagem sobre a pesquisa. “Foram ouvidas mil mulheres em todo o Estado de São Paulo. Dos casos de violência doméstica, apenas 29% das vítimas procuraram ajuda. E o principal fator é o medo, citado por 73% das entrevistadas como principal motivo para não denunciar os agressores.”
A reportagem também citou o dado que mostra que 77% sofreram algum tipo de violência ou conhecem alguma mulher próxima que foi vítima. Para a representante da Executiva Nacional da Marcha Mundial das Mulheres, esse número alto é também uma decorrência da pandemia. “As mulheres acabaram ficando confinadas na casa com seus agressores e com a dificuldade de se relacionar com a família, amigas e outras pessoas da rede de apoio”, afirmou Clarissa Tauk.
O jornal noticiou ainda a assinatura do termo de adesão da Assembleia Legislativa de São Paulo e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo à campanha Sinal Vermelho. Segundo a diretora da Apamagis, a assinatura do termo reforça o comprometimento da Alesp na divulgação da campanha, de iniciativa da Associação dos Magistrados Brasileiros e do Conselho Nacional de Justiça. “Com essa adesão, o Legislativo de São Paulo se compromete a divulgar a campanha em todos os seus meios de comunicação, para que a sociedade paulista possa ter acesso a essas informações e saber que existe a possibilidade de fazer essa denúncia fazendo um ‘X’ vermelho na palma da mão e apresentando em qualquer estabelecimento comercial.”
A Apamagis realizou, na sexta-feira (21/3), o Lançamento de Livros de Magistrados Autores, na sede […]
A Apamagis lançou um abaixo-assinado, no XXXII Encontro de Coordenadores, realizado sábado (22/3), em repúdio […]
As contas do exercício de 2024 e a previsão orçamentária de 2025 foram aprovadas por […]