Jovem Pan noticia pesquisa JUSBarômetro e adesão da Alesp e da CMEC/Facesp à campanha Sinal Vermelho

23 de setembro de 2021

Foi ao ar nesta quarta-feira (22/9) em todas as plataformas da Jovem Pan (rádio, youtube e site) uma reportagem sobre a cerimônia de apresentação da pesquisa JUSBarômetro sobre a violência contra a mulher, da Apamagis, e de assinatura do termo de adesão da Assembleia Legislativa (Alesp) e do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) da Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo) à campanha Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica. O evento foi realizado nesta terça-feira (21/9), na Alesp.

A reportagem citou que a pesquisa encomendada pela Apamagis, ao Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), traz um retrato da violência contra a mulher sob a ótica de mil entrevistadas em todo o Estado de São Paulo, ao apontar que 54% das mulheres consideram este tema o mais preocupante, 88% perceberam aumento de casos nos últimos anos, 66% afirmaram que as agressões ocorrem dentro de casa e que para 63% o parceiro é o principal agressor.

A presidente da Apamagis, Vanessa Mateus, foi uma das entrevistadas pela reportagem, ocasião em que comentou a informação de que 40% das mulheres reclamam da falta de empatia e sensibilidade na hora do atendimento às vítimas. Para ela, é preciso se sentir à vontade para fazer a denúncia. “A mulher vítima de violência, quando resolve denunciar, toma um passo gigante, fruto de muito sofrimento. Se ela não for acolhida, não volta mais. Então, é preciso que a denúncia seja apropriadamente acolhida”, destacou.

A diretora da AMB Mulheres e conselheira da Apamagis, Maria Domitila Manssur, também falou com a reportagem. A magistrada contou que a campanha Sinal Vermelho foi inspirada no que ocorreu na Índia: “Nós conversamos com uma magistrada em Nova Déli, na Índia, e ela nos relatou que o sinal vermelho que elas geralmente usam na testa era colocado na mão para noticiar um episódio de violência”.

Já o presidente da Alesp, deputado Carlão Pignatari (PSDB-SP), disse que ajudará a difundir a campanha Sinal Vermelho em todo o Estado: “A Assembleia vai fazer a divulgação em todos os veículos de comunicação, nas redes sociais e em nossas reuniões. Nós precisamos falar todos os dias: Não é possível mais conviver com a violência doméstica contra as mulheres”.

Assista aqui a íntegra da reportagem.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • “Da oportunidade ao êxito: reinventando-se na aposentadoria” é o tema da palestra que […]

  • Em mais uma atuação em prol da Magistratura, desenvolvida em Brasília, o Presidente Thiago Massad, […]

  • A Apamagis promove, no dia 6/8, a palestra “O projeto de reforma do […]

NOTÍCIAS RELACIONADAS