Juíza Tatiane Moreira Lima defende mudanças culturais no combate à violência de gênero, no site Conjur
“Falta de políticas públicas em defesa da mulher compromete efetividade da Lei Maria da Penha” é o título da reportagem do site Conjur, com a participação da juíza Tatiane Moreira Lima, uma das coordenadoras da Secretaria Apamagis Mulher. A lei está completando no mês de agosto 18 anos de existência, uma das razões pela qual a reportagem foi pautada pelo site jurídico.
No texto, a magistrada avalia que o aumento nos casos de violência contra a mulher “aponta para problemas que vão além da necessidade de tornar a lei mais gravosa. Embora o endurecimento das penas possa ter um efeito dissuasório, o problema é multifacetado e requer abordagens integradas. Trata-se aqui de uma violência epidemiológica; portanto, parte de sua situação enseja uma abordagem, além de jurídica e social, de saúde pública”.
Para Tatiane Moreira Lima, é fundamental implementar mudanças culturais no combate à violência de gênero, “em especial o trabalho psicossocial com o agressor, investindo-se também em programas de prevenção e em redes de apoio robustas para que as vítimas possam sentir-se encorajadas a buscar a proteção e a quebra de eventual ciclo de violência”.
- O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, foi […]
NOTA PÚBLICA
A APESP, APAMAGIS, APMP, APMSP, ADPESP, APADEP e AFRESP manifestam sua preocupação […]
O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Fernando Antonio Torres Garcia, participou, nesta […]